DPHCEx promove visita de Bibliotecários da Rede BIE à Biblioteca Nacional

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 15 abr 2019

Rio de Janeiro (RJ) – Encerrando a Reunião Técnica de Capacitação, promovida pela Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx), 35 bibliotecários da Rede de Bibliotecas Integradas do Exército (Rede BIE), participantes do treinamento, visitaram a Biblioteca Nacional (BN). A BN é a instituição, do gênero, de maior notoriedade do Brasil e é, também, o órgão responsável pela execução da política governamental de captação, guarda, preservação e difusão da produção intelectual no País.

Com mais de 200 anos de história, é a mais antiga entidade cultural brasileira. Possui um acervo de aproximadamente nove milhões de itens e, por isso, foi considerada pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como uma das principais bibliotecas nacionais do mundo.

Militares de 25 estabelecimentos de ensino do Exército Brasileiro, localizados em Estados de norte a sul do território nacional, compareceram à atividade que se constituiu em uma visita guiada por todo o espaço da Biblioteca Nacional. Entre os locais visitados, despertou maior interesse as Divisões de Obras Raras, Publicações Seriadas, Iconografia e Manuscritos, além dos Laboratórios de Microfilmagem e de Digitalização.

Na oportunidade, os participantes conheceram a história da Biblioteca Nacional, desde sua fundação até os nossos dias e tiveram, ainda, autorização da Presidência da Fundação da Biblioteca Nacional para irem ao Armazém dos Livros nos quarto e quinto pisos, distinção resguardada, somente, às visitas ilustres à Instituição.

Ao final, a Ten Kelly Leal, da Biblioteca do Exército (BIBLIEx), agradeceu em nome do Gen Div Riyuzo Ikeda, Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx), à Presidente da Biblioteca Nacional, Sra Helena Severo e ao Coordenador da Rede da Memória Virtual Brasileira, Sr Vinicius Pontes Martins, bem como aos demais servidores da BN que muito contribuíram para a concretização da memorável visita.

Fonte: DPHCEx