Grupamento comemora o Dia da Arma Azul-Turquesa

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 15 abr 2019

João Pessoa (PB) – No dia 10 de abril, a tropa entrou em forma no pátio do Grupamento General Lyra Tavares, na Guarnição, para celebrar, mais uma vez, o Dia da Engenharia. A data foi marcada por uma solenidade militar, voltada para os militares de Engenharia, da ativa e da reserva, com a presença de autoridades militares e civis locais, além de outros convidados.

Durante a formatura, uma corbelha de flores foi depositada no busto do Tenente-Coronel João Carlos de Villagran Cabrita, Patrono da Arma de Engenharia (1820-1866). Participou desta homenagem o General de Divisão R1 Mário Ivan Araújo Bezerra, militar de Engenharia da reserva mais antigo presente ao evento. Ato que se revestiu de um significado especial, pois o General Mário Ivan comandou o 1º Grupamento de Engenharia no período de 24 de maio de 1995 à 25 de abril de 1997.

Na sequência, o General de Brigada Marcelo Arantes Guedon, Comandante do 1º Grupamento de Engenharia, realizou a leitura do texto alusivo á data, publicação que expressa a mensagem oficial do Exército Brasileiro sobre a data comemorativa. Destacou-se aspectos da vida do Patrono Tenente-Coronel Villagran Cabrita e a síntese da saga da Engenharia Militar no Brasil até os dias de hoje. Também foi enfatizada a importância da Arma de Engenharia em operações militares, como suporte ao combate, em apoio ao desenvolvimento econômico-social e nas situações críticas de calamidade, que impactam a população.

Encerrando a solenidade, a tropa do 1º Grupamento de Engenharia desfilou na companhia de um pelotão composto por militares de Engenharia da reserva, que tiveram a oportunidade de prestigiar a Arma do Castelo Lendário e, ao mesmo tempo, relembrar os tempos da caserna.

Fonte: 1º Gpt E