CCOPAB participa da comemoração do prêmio da ONU sobre igualdade de gênero para militar brasileira

${the_title} - ${company_name}

Rio de Janeiro (RJ) – No dia 29 de março, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), Centro Sergio Vieira de Mello, participou da premiação da Capitão de Corveta Márcia Andrade Braga, que recebeu, em Nova Iorque, uma condecoração da ONU por promover a igualdade de gênero em missões de paz.

No Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio), os representantes do CCOPAB e militares de outras Forças assistiram à premiação por transmissão ao vivo, via internet. Os militares e civis também tiveram a oportunidade de conversar com a Comandante Márcia, que participou  de uma videoconferência depois da cerimônia em Nova Iorque.

A Major Christiane Lima, ponto focal do CCOPAB para assuntos de igualdade de gênero e  que serviu na operação da ONU no Haiti, enfatizou a necessidade de conscientizar as oficiais sobre o que é a perspectiva de gênero. Na visão da oficial, estereótipos culturais acabam afastando as mulheres do serviço em missões de paz.

“É difícil entender que temos poder para assumir certos papéis. Vivemos numa sociedade em que nem sempre a gente tem espaço para ser ouvida”, ressaltou a militar. “Perspectiva de gênero é igualdade, participação, contribuição, tanto da mulher quanto do homem.”

Representaram o CCOPAB, ainda, o Major Schevengber (COTer), a Aspirante a Oficial Melina Santos,  o Sgt Caio Silva e o Sgt Gabriel Machado

Fonte: CCOPAB