1º Batalhão Ferroviário se desdobra na obra de duplicação da BR 116, adentrando, por vezes, a noite

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 04 abr 2019
Crédito: Maj Ravásio

Lages (SC) – O 1º Batalhão Ferroviário (1º B Fv) prossegue no trabalho de execução da duplicação da Rodovia BR 116, no Rio Grande do Sul, entre os municípios de Guaíba e Tapes. O trecho a ser duplicado é de 50,8 quilômetros. Para essa operação de construção, foi mobilizada, no dia 7 de janeiro de 2019, a 1ª Companhia de Engenharia de Construção (1ª Cia Eng Cnst), subunidade do 1º B Fv, responsável pelos serviços, que tiveram início efetivamente, em 27 de fevereiro de 2019. A obra está orçada em 207 milhões e tem prazo de conclusão estimado em três anos, aproximadamente. Atualmente, figura como a maior obra de engenharia executada pelo Exército Brasileiro, por intermédio do 1º B Fv.

Seguindo rígidos padrões técnicos, que visam a um excelente acabamento da obra, os integrantes do Batalhão se desdobram nos trabalhos, e por vezes adentram a noite, valendo a máxima de que "o militar não trabalha obedecendo carga horária, mas sim, trabalha por cumprimento de missão".

Nesse contexto, é preciso levar em conta, ainda, o fator climático, pois, na Região Sul, ocorrem grandes precipitações pluviométricas, o que exige dos engenheiros do 1º B Fv o máximo de aproveitamento do tempo útil.

Atuamente, vem sendo executados serviços de terraplenagem e pavimentação asfática, sendo que os trabalhos estão dentro do cronograma previsto para o seu início.

Fonte: 1º B Fv


Crédito: Maj Ravásio