Início de Atividades dos Cursos Regulares de 2019

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 22 mar 2019
Crédito: Cb Mauro

Rio de Janeiro (RJ) – “Contemporaneidade: competências do gestor e educador” foi o tema da aula inaugural dos Cursos regulares de Psicopedagogia Escolar (CPE) e Coordenação Pedagógica (CCP) do CEP/FDC e foi ministrada pela Prof.ª Edna Aparecida Custório, da UNIS, Minas Gerais. O Diretor de Educação Técnica Militar, Gen Bda Vinícius Ferreira Martinelli, realizou a abertura do evento, destacando a importância do trabalho silencioso desenvolvido pelos militares da área da educação. A aula aconteceu no dia 21 de março e contou com a participação do Comandante e Diretor de Ensino do CEP/FDC, entre outras autoridades e convidados civis e militares, além dos alunos dos cursos. A Prof.ª Edna abordou o papel do gestor e do educador nas salas de aula, considerando o contexto atual, mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo.

A aula inaugural foi uma das atividades de recepção aos alunos que aconteceram durante a primeira semana de aula, que iniciou em 18 de março. Além das medidas administrativas, os alunos receberam as boas-vindas do Comandante e Diretor de Ensino do CEP/FDC e visitaram o Forte.

As turmas de 2019 são compostas por 16 alunos do Exército Brasileiro, 2 da Força Aérea Brasileira, 2 da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, 2 da Polícia Militar do Amazonas, 1 da Polícia Militar do Maranhão e 1 do Exército do Equador.

Sobre os cursos

O Curso de Psicopedagogia Escolar tem a finalidade de habilitar oficiais para ocupar cargos e desempenhar funções de Chefe de Divisão de Ensino, Chefe da Seção Psicopedagógica, Chefe de Subseção Psicotécnica, Chefe de Subseção de Orientação Educacional e Chefe de Divisão ou Seção de Pós-Graduação das Instituições de Ensino Superior (IES) e demais atividades de coordenação e assessoramento psicopedagógico em estabelecimentos de ensino. É possível encontrar mais informações sobre o curso consultando a Portaria Nº 101-EME, de 12 de abril de 2016.

O Curso de Coordenação Pedagógica busca capacitar militares a ocuparem cargos e desempenhar funções de Chefe de Divisão de Ensino, Chefe de Seção Técnica de Ensino ou de Seção de Coordenação Pedagógica, Chefe de Subseção de Planejamento, Chefe de Subseção de Avaliação, Chefe de Divisão ou Seção de Pós-Graduação das Instituições de Ensino Superior e demais atividades de coordenação e assessoramento pedagógico em estabelecimentos de ensino. Mais informações sobre o curso estão disponíveis na Portaria Nº 102-EME, de 12 de abril de 2016.

Fonte: CEP/ FDC