Centro organiza Torneio Internacional de Pentatlo Militar

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 20 mar 2019

Rio de Janeiro (RJ) – No período de 18 a 22 de março, Acontece nas instalações do Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEx) na Urca; do Destacamento Desportivo da Vila Militar (DDVM), em Deodoro; da Universidade da Força Aérea (UNIFA), em Sulacap; e do 26º Batalhão de Infantaria Pára-quedista (26º BIPqdt), na Vila Militar. O Torneio Internacional de Pentatlo Militar.

O Pentatlo Militar é constituído de cinco cinco provas:

  • Tiro com rifle standard (300 metros);
  • Pista de obstáculos (500 metros), com 20 obstáculos;
  • Natação utilitária (50 metros), com 4 obstáculos;
  • Lançamento de granadas;
  • e Corrida (8 km para homens e 4 km para mulheres).

Cada competidor deve realizar as cinco atividades. A classificação individual final vem do somatório dos pontos obtidos em todas as provas.

Além de estarem competindo por medalhas no Torneio Internacional, esses atletas lutam para conseguir uma vaga nas equipes de Pentatlo de seus respectivos países e assim, marcar presença nos 7º Jogos Mundiais Militares (7º JMM), que acontecerão na cidade de Wuhan, na China, de 17 a 30 de outubro de 2019.

Além da equipe Chinesa, atual Campeã e da equipe Russa, Vice-campeã Mundial de Pentatlo, nomes importantes na modalidade se encontram no Rio, em competição, como a brasileira, Soldado Bombeiro Militar Naiana Freire, atual recordista Mundial da prova de natação, o também brasileiro Douglas de Castro Jacinto, Capitão de Cavalaria do Exército, atual recordista brasileiro individual de Pentatlo Militar e o Sargento alemão Sonnenberg Andrej.

A cerimônia de abertura foi realizada na manhã do dia 19 de Março, e contou com a presença do Diretor do Departamento de Desporto Militar (DDM), General de Divisão Jorge Antônio Smicelato, acompanhado pelo Presidente da Comissão de Desportos do Exército (CDE) e Chefe do CCFEx, General de Brigada André Luiz Ribeiro Campos Allão, pelo Vice-Presidente da Comissão de Desportos do Exército (CDE), Coronel Alexandre Tempesta Lincoln, pelo representante do Ministério das Relações Exteriores, Carlos Frederico Perez e demais autoridades.

As provas acontecerão nos dias 20, 21 e 22 de Março, na Vila Militar, Zona Oeste do Rio de Janeiro. No dia 20, das 7h às 12h, Tiro com rifle standard (300 metros), a ser realizado no Centro Militar de Tiro Esportivo (CMTE); e das 15h às 17h, Pista de obstáculos, no 26º BIPqdt. No dia 21, das 8h às 11h, Natação, no Círculo Militar; e das 14h às 17h, Lançamento de granadas, no Círculo Militar. No dia 22, das 7h às 9h, Corrida, na UNIFA.

A cerimônia de encerramento do Torneio acontecerá no dia 22, às 15h, na UNIFA.

Fonte: CCFEx