Estágio de Capacitação à Valorização da Vida e de Prevenção à Dependência Química

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 19 mar 2019
Crédito: Comunicação Social

Rio de Janeiro (RJ) – Em parceria com a 1ª Divisão de Exército (1ª DE), o Hospital Geral do Rio de Janeiro (HGeRJ) sedia o Estágio de Capacitação à Valorização da Vida e de Prevenção à Dependência Química Nível 1, no período de 18 a 22 de março. A iniciativa, que conta com o apoio dos serviços de Psicologia e Psiquiatria, reúne militares de diversas unidades da Guarnição da Vila Militar e tem como objetivo discutir assuntos e estabelecer rotinas relacionadas ao uso de substâncias químicas e ao suicídio.

A abertura do evento foi realizada pelo Comandante da 1ª DE, General de Divisão Antonio Manoel de Barros, que discorreu acerca da necessidade de acolhimento àqueles que possuem depressão ou dependência química e ainda enfatizou a importância de um tratamento adequado e continuado. Em seguida, o Dr Jorge Antônio Jaber Filho, psiquiatra renomado com atuação internacional, ministrou a aula magna do estágio. O médico falou sobre a aplicabilidade da psiquiatria, as alterações provocadas por transtornos psiquiátricos e a atenção ao tratamento, sobretudo nas Forças Armadas.

Com uma abordagem dinâmica e variada acerca dos assuntos relacionados à valorização da vida, o evento é de grande importância, uma vez que, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), a cada 40 segundos, uma pessoa se suicida no mundo.

O Brasil está entre os países que assinaram o Plano de Ação em Saúde Mental (2015/2020) lançado pela OPAS/OMS. Esse plano vai acompanhar o número anual de suicídios em cada país e o desenvolvimento de planos de prevenção. A maioria dos casos de suicídios podem ser evitados e a informação sobre o assunto faz parte desse processo.

Fonte: HGeRJ


Fonte:Hospital Geral do Rio de Janeiro

Crédito: Comunicação Social