Integrantes do 4º CGEO participam do Estágio de Adaptação à Vida na Selva

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 18 mar 2019
Crédito: Ten Marco Lemos

Manaus (AM) –  No período de 11 a 15 de março, foram realizados, na guarnição de Manaus, o Estágio de Adaptação à Vida na Selva (EAVS). O 4º Centro de Geoinformação (4º CGEO)  teve a participação de 11 militares, sendo 5 oficiais e 6 praças. Os Estagiários maiores de 34 anos e oficiais e sargentos do segmento feminino realizaram no Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) e os oficiais e praças menores de 34 anos de idade realizaram no 1º Batalhão de Infantaria de Selva (1º BIS).

O EAVS teve a duração de cinco dias e é concebido em uma única fase, visando abordar conhecimentos específicos sobre regras básicas de sobrevivência na selva e de orientação em ambiente de selva. A finalidade é capacitar os estagiários concluintes o desenvolvimento de trabalhos no interior da selva e facilitar o desempenho de suas funções operacionais e administrativas.

Foram abordados assuntos como: noções gerais de sobrevivência, captura de ofídios, marchas e estacionamentos, construção de abrigos, técnicas de orientação e navegação, tiro de caça, armadilhas para caça e pesca, obtenção de água e fogo, obtenção de alimentos de origem animal e vegetal e sobrevivência na selva.

O término do EAVS culminou com formaturas realizadas no CIGS e no 1º BIS, com as cerimônias presididas pelo General de Exército César Augusto Nardi de Souza – Comandante Militar da Amazônia.

Fonte: 4º CGEO