Equipe de Corrida do 4º Centro de Geoinformação participa da 14ª Edição da Corrida para a Paz

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 11 mar 2019
Crédito: Ten Marco Lemos

Manaus (AM) – Ganhando tradição junto ao público manauara, o Comando Militar da Amazônia (CMA), realizou no domingo, 10 de março, a 14ª edição da “Corrida para a Paz” (CISM Day Run For Peace). Tradicional evento desportivo, que acontece no mesmo dia em diversas cidades do país e no mundo, promovido pelo Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM) e apoiado pelo Ministério da Defesa (MD). A corrida busca promover a prática esportiva no âmbito das Forças Armadas e o congraçamento entre militares e civis, contribuindo com a paz mundial. O 4º Centro de Geoinformação marcou presença na atividade.

Nesta edição o evento contou com aproximadamente 3 mil participantes, entre militares das Forças Armadas e auxiliares, como também a presença da família militar e do público civil em geral. A corrida não tem fins lucrativos e contou com percurso de 3,8 km (corrida) e 1,8 km (caminhada). A largada ocorreu às 9h no Campo de Parada Coronel Jorge Teixeira, dentro do Comando Militar de Área, Zona Centro-Oeste da capital.

Diferente dos anos anteriores, esta edição contou com um percurso dentro da área militar no qual interliga os quartéis que estão próximos ao Comando, como o 4º Centro de Telemática de Área, Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia e o 2º Grupamento de Engenharia.

Saiba Mais

A Corrida para a Paz marca a data de criação do CISM, que completa 71 anos em 2019, como instituição internacional que promove a confraternização esportiva, sem fins competitivos. Este ano a intenção era de ultrapassar a marca de corredores ao redor do mundo. O Brasil tem sempre se destacado no ranking das nações participantes. Em anos anteriores, a corrida chegou a mais de 59 mil participantes, num total de 304 organizações militares em 137 cidades.

Histórico

No ano de 1948, Henri Debrus, líder do esquadrão francês, fundou juntamente com militares da França, Bélgica, Holanda, Luxemburgo e Dinamarca o “Conseil International Du Sport Militaire (CISM), instituição cujo objetivo é promover a paz através do esporte.

Desde 2006, o Conselho celebra a comemoração do seu aniversário através do CISM Day Run (hoje CISM Day Run for Peace), uma corrida organizada pelas Forças Armadas de cada um dos 136 integrantes, nos seus respectivos países.

A Corrida para a Paz, como é chamada no Brasil, é uma confraternização esportiva, sem fins competitivos, que carrega o lema do CISM: “Amizade através do Esporte”, cujo propósito é promover a prática esportiva no âmbito das Forças Armadas e a integração com a sociedade.

Fonte: 4ª DL