4º CGEO comemora o Dia Internacional da Mulher

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 11 mar 2019
Dia Internacional da Mulher
Crédito: Ten Marco Lemos

Manaus (AM) – Em 8 de março, foi comemorado, no 4º Centro de Geoinformação (4º CGEO), organização militar diretamente à Diretoria de Serviço Geográfico (DSG), o Dia Internacional da Mulher.

A comemoração dessa data remonta ao ano de 1857, quando, em 8 de março, inúmeras operárias saíram às ruas de Nova Iorque para protestar contra as condições subumanas de trabalho e contra os baixos salários. Essa iniciativa foi responsável por uma verdadeira catástrofe na história da humanidade, já que cerca de 130 profissionais foram trancadas no galpão de uma fábrica têxtil e lá morreram carbonizadas.

Esse fato marcou a trajetória das lutas de gênero e a inserção digna da mulher no mercado de trabalho, com reflexos em todos os campos de atividade e do comportamento humano. No final de 1977, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas proclamou o dia 8 de março como Dia Internacional pelos Direitos da Mulher e pela Paz Internacional e, consequentemente, muitos países oficializaram a data em seus calendários.

O Ten Cel Osvaldo da Cruz Morett Netto, Chefe do 4º CGEO, acompanhado de sua esposa, a  Sra Lindinalva Nogueira Jardim Morett, ofereceram lembrança às 10 militares do segmento feminino da OM, e em seguida, foi realizado a leitura da Ordem do Dia e após as palavras do Chefe, foi oferecido Café da Manhã, com a participação do Estado-Maior da OM.