28º Grupo de Artilharia de Campanha lembra os 74 anos da Batalha de Castelnuovo e celebra Dia da Mulher

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 11 mar 2019
Crédito: Sd Piucco

Criciúma (SC) – O 28º Grupo de Artilharia de Campanha, Grupo Severiano Martins da Fonseca, realizou, no dia 8 de março, na Alameda Oeste, em frente ao Monumento da Força Expedicionária Brasileira (FEB), a formatura geral alusiva à Batalha de Castelnuovo, travada em solo italiano entre os dias 5 e 6 de março de 1945, durante a Segunda Guerra Mundial. Na mesma oportunidade, ocorreu a celebração do Dia Internacional da Mulher e a promoção de militares à graduação de cabo do efetivo profissional.

Na oportunidade, prestigiaram a formatura o Senhor Aroldo Frigo Junior, vereador do município de Nova Veneza, familiares de integrantes do Grupo, professoras e alunos do Pelotão Esperança, o Senhor Eduardo Mendonça Fava dos Reis e a Senhora Ana Cláudia de Camargo Mendonça Fava, integrantes do Grupo Monte Castelo (Grupo de Colecionadores e Difusores da FEB), sediado em Balneário Rincão (SC) e o Senhor Willians Baesso Biehl, jornalista e praça mais distinta do 28º GAC em 2001.

Na ocasião, a tropa cantou a Canção do Expedicionário e o Aluno Farias, do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva do 28° GAC, leu um artigo exaltando a atuação dos pracinhas da FEB na Batalha de Castelnuovo, localidade na província de Bolonha, Itália, onde o exército aliado derrotou o poderoso Exército Alemão em um terreno difícil como é a cadeia de montanhas dos Apeninos.

A 3º Sgt Samira leu um alusivo relativo ao Dia da Mulher, com enfoque nos múltiplos papéis exercidos pelas mulheres na sociedade, em particular, no Exército Brasileiro e na família militar. Foi destacada a atuação das mulheres curdas, as quais combateram com heroísmo e eficácia o autoproclamado grupo terrorista Estado Islâmico, na Síria e no Iraque. Em seguida, as militares do sexo feminino, juntamente com as demais senhoras convidadas, foram colocadas em posição de destaque e receberam uma rosa das mãos do Comandante do Grupo, do Subcomandante e dos Comandantes de subunidade do 28° GAC.

Ainda nesse contexto, a Senhora Ana Cláudia de Camargo Mendonça Fava dos Reis, homenageou as mulheres que lutaram na Segunda Guerra Mundial, destacando as guerreiras que se dedicaram e lutaram pela Pátria Brasileira ao longo da história, como a Soldado Maria Quitéria de Jesus, heroína da Guerra de Independência do Brasil na Bahia; a enfermeira Ana Nery, heroína da Guerra do Paraguai; e as enfermeiras da FEB que estiveram no teatro de operações da Itália durante a Segunda Guerra Mundial.

Em seguida, foi depositada uma corbelha de flores no monumento da FEB pelo Senhor Aroldo Frigo Junior, o Senhor Eduardo e Senhora Ana Cláudia Fava dos Reis, em reconhecimento ao sangue brasileiro que verteu sobre o solo italiano durante a Batalha de Castelnuovo, na luta pela democracia contra o nazi-fascismo, bem como foi executado o toque simbólico de presença de Ex-Combatente.

A Banda de Música do 28° GAC executou a canção Smoking Snakes, de autoria da banda sueca de rock Sabaton, que retrata os feitos épicos dos pracinhas da FEB, além de trechos da Canção do Expedicionário.

Antes de encerrar a solenidade, ocorreu a entrega de distintivos aos promovidos à graduação de cabo. Como forma de reconhecimento pelos serviços prestados e pelo desempenho apresentado, o Comandante do Grupo realizou a aposição das divisas dos seguintes soldados recém-promovidos à graduação de cabo do efetivo profissional: Cb Flores, Cb Fernandes, Cb Sousa Neto e Cb Kroth.

 

Fonte: 28º GAC


Fonte:28º GAC - Criciúma

Crédito: Sd Piucco