Exército Brasileiro revitaliza quase 3 quilômetros de margem do Rio São Francisco no Estado da Bahia


João Pessoa (PB) – Sob a coordenação do 1º Grupamento de Engenharia (1º Gpt E), militares do 4º Batalhão de Engenharia de Construção, com sede em Barreiras (BA), prosseguem atuando na revitalização das margens do Rio São Francisco no Distrito de Itacoatiara, na Comunidade de Porto Novo, Estado da Bahia.

O trabalho é fruto de um Termo de Execução Descentralizada, celebrado entre o Exército Brasileiro e o então Ministério da Integração Nacional, atual Ministério do Desenvolvimento Regional. Com extensão aproximada de 2.800 m, a obra encontra-se 75% executada, na qual estão sendo realizados serviços de contenção de barrancos, por meio de regularização por taludamento da margem; sendo a base protegida por trincheiras, feitas com sacos de solo-cimento biodegradáveis, e o corpo, protegido por biomanta e semeadura vegetal. Além disso, ao longo do trecho, estão sendo criadas Áreas de Preservação Permanente (APP), a partir do plantio de mudas nativas, e sendo construídos dez acessos ao rio, denominados aguadas, para o uso de animais.

Quanto melhor a preservação das margens, maior será a qualidade e a quantidade de água do Rio São Francisco na região revitalizada, pois será possível controlar processos erosivos e, consequentemente, assoreamentos, mantendo uma vazão adequada e aumentando a navegabilidade. O que representa grandes benefícios para o meio ambiente e para a comunidade local.

Serão construídos, ainda, na área urbana de Porto Novo, três cais para atracamento de embarcações, favorecendo a prática de atividades pesqueiras e o comércio na região. Também estão previstas a drenagem e a pavimentação de 1.000 m em piso de blocos de concreto intertravado. A obra, que foi iniciada em 2017, será finalizada ainda este ano.

Fonte: 1º Gpt E