Vias de acesso a estações de bombeamento do Projeto de Integração do Rio São Francisco são construídas

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 19 mar 2019

João Pessoa (PB) – O 1º Grupamento de Engenharia (1º Gpt E) coordena a construção e pavimentação de rodovias de acesso a duas estações de bombeamento de água do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF). Trabalho realizado pelo 3º Batalhão de Engenharia de Construção (3º BEC), sediado em Picos (PI).

A obra, que possui uma extensão total de 24,6 quilômetros, é fruto de um Plano de Trabalho firmado entre o Exército Brasileiro e o então Ministério da Integração Nacional, hoje Ministério do Desenvolvimento Regional. A construção e a pavimentação de tais vias permitirão o fácil acesso de equipes de manutenção ao complexo sistema de equipamentos eletromecânicos, responsáveis pela captação e recalque da água (transporte da água para um nível superior). Atualmente, os trabalhos encontram-se mais de 90% concluídos, envolvendo uma força de trabalho de 200 militares, e a previsão é de que tudo seja finalizado até o fim de 2019.

Os serviços estão sendo executados no Estado de Pernambuco, entre as cidades de Floresta (PE) e Petrolândia (PE), nas imediações das estações EBV-01 e EBV-03 do Eixo Leste, a uma distância aproximada de 470 km da sede do 3º BEC. Consistem em terraplenagem, pavimentação em tratamento superficial duplo, drenagem superficial, obras de arte corrente (bueiros tubulares e celulares), sinalização vertical e horizontal e defensa metálica.

Além de colaborar com o desenvolvimento nacional e da Região Nordeste, operações desse porte permitem que os militares de Engenharia mantenham-se permanentemente adestrados.

Fonte: 1º Gpt E