Em Dom Pedrito, Cavalgada da Paz relembra assinatura do Tratado que pôs fim à Revolução Farroupilha

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 01 mar 2019
Crédito: Sd Abreu

Bagé (RS) – O Comando da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (3ª Bda C Mec), em parceria com a Prefeitura e a Coordenadoria Municipal de Tradicionalismo de Dom Pedrito, realizou, no dia 22 de fevereiro de 2019, na região de Ponche Verde, em Dom Pedrito, a Cavalgada da Paz. A atividade teve por objetivo relembrar o fato histórico da assinatura do Tratado de Paz de Ponche Verde, além de promover a integração entre civis e militares por meio do culto de efemérides da caserna e das tradições gaúchas.

Esse Tratado também recebeu o nome de Convenção de Poncho Verde ou Paz de Poncho Verde, assinado em 1845, pôs fim à Revolução Farroupilha, fazendo voltar o território litigante a fazer parte do Império Brasileiro de D. Pedro II. Cabe ressaltar que Ponche Verde (ou Poncho Verde) é uma região assim denominada por suas verdes campinas, ótimas para o pastoreio de gado. Hoje o lugar tem como sede o município de Dom Pedrito, no estado do Rio Grande do Sul.

O evento contou com a presença de autoridades civis e militares das cidades de Bagé e Dom Pedrito, dentre as quais o General de Brigada Amadeu Martins Marto, Comandante da Artilharia Divisionária da 3ª Divisão de Exército, e o General de Brigada Carlos Augusto Ramires Teixeira, Comandante da 3ª Bda C Mec, além dos Prefeitos, Vice-Prefeitos e Presidentes das Câmaras dos municípios de Bagé e Dom Pedrito, comandantes das organizações militares da 3ª Bda C Mec e o Diretor do Hospital de Guarnição de Bagé, além de cavalarianos da região.