Abertura da 68ª Olimpíada Acadêmica na AMAN

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 25 fev 2019
Crédito: Sd G Resende

Resende (RJ) – Em 22 de fevereiro, na Academia Militar das Agulhas Negras, foi realizada a cerimônia de abertura da 68ª Edição da Olimpíada Acadêmica 2019, no Estádio General Mark Clark.

A Olimpíada Acadêmica é disputada anualmente no âmbito do Corpo de Cadetes e têm como principais objetivos fortalecer o espírito de corpo, proporcionar o congraçamento militar através do esporte e selecionar atletas para integrar as equipes desportivas da AMAN que irão competir com a Escola Naval e a Academia da Força Aérea. A primeira edição da Olimpíada Acadêmica aconteceu em 1952.

Mais de 1000 Cadetes participam de 15 modalidades esportivas: Atletismo, Basquetebol, Biatlo (natação e corrida), Esgrima, Futebol, Hipismo, Judô, Natação, Orientação, Pentatlo Militar, Triatlo Militar, Pentatlo Moderno, Polo Aquático, Tiro e Vôlei.

As competições esportivas ocorrerão entre 22 de fevereiro e 1º de março, quando serão disputados o Troféu Duque de Caxias, entre os Cursos de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Intendência, Comunicações e Material Bélico; e o Troféu Agulhas Negras, disputado entre as quatro Companhias do Curso Básico.

Este ano pela primeira vez na AMAN, além das disputas por esses dois troféus, ocorrerá a disputa pelo Troféu Maria Quitéria, entre as Cadetes do Curso Básico e dos Cursos de Intendência e Material Bélico. Elas participarão das competições de Atletismo, Orientação, Triatlo Militar, Natação, Tiro e Hipismo.

O nome dado ao troféu é uma homenagem a Maria Quitéria de Jesus Medeiros, primeira mulher das Forças Armadas brasileiras e heroína da Guerra da Independência.

A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades militares e civis, além do Cel José Carlos Iengo Batista, atleta de tiro, medalhista de ouro nos Jogos Mundiais Militares de 2011, no Rio de Janeiro e nos Jogos Mundiais Militares de 2015, na Coréia, e da TC Ana Luiza Ferrão Souza Lima, única atiradora brasileira medalhista de ouro em Jogos Panamericanos (Guadalajara - 2011), em toda a história dos Jogos e integrante do Time Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, ambos atletas militares de Alto Rendimento.



Crédito: Sd G Resende