Em Florianópolis, solenidade marca os 74 anos da Tomada de Monte Castelo

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 24 fev 2019

Florianópolis (SC) – Para marcar os 74 anos da Tomada de Monte Castelo pela Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Guerra Mundial, a 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, “Brigada Silva Paes”, realizou no pátio de formaturas “Fernando Machado”, do 63° Batalhão de Infantaria (63° BI), no dia 21 de fevereiro, solenidade militar em homenagem ao feito dos “pracinhas” e à batalha que marcou a presença da Força Expedicionária Brasileira (FEB) no conflito.

A data celebra uma das maiores conquistas dos ex-combatentes em solo italiano. Após quase três meses, de 24 de novembro de 1944 a 21 de fevereiro de 1945, durante os quais foram efetuados seis ataques, além das adversidades causadas pelo rigoroso inverno europeu e pelo terreno lamacento e escarpado, os brasileiros conquistaram Monte Castelo. A elevação, que possuía importância tática, permitiu o avanço das tropas aliadas em direção aos próximos objetivos.

Em homenagem a essa vitória, a tropa formada por militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros e os convidados da formatura, entoaram a Canção do Expedicionário.

A Associação dos Veteranos da FEB em Santa Catarina, representada pelo seu presidente, o Sr Alcides Basso, ex-combatente da FEB, homenageou com o diploma de “Amigo da FEB” o General de Brigada Ricardo Miranda Aversa, Comandante da 14ª Bda Inf Mtz, o Tenente-Coronel Jaques Flório Simplício, Comandante do 63° BI e o Tenente-Coronel Volney Vieira  de Mello Filho, Subcomandante do 63° BI.

Participaram da solenidade, autoridades civis e militares, além de convidados.

 

Fonte: 14ª Bda Inf Mtz