Comemoração dos 74 anos da Tomada de Monte Castelo

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 22 fev 2019
Crédito: Sgt Gilmar, Cb Guilherme Paulino, Sd Duarte

Rio de Janeiro (RJ) – Há 74 anos, a Força Expedicionária Brasileira (FEB), conquistava um dos objetivos mais importantes da 2ª Guerra Mundial, Monte Castelo. O valor do combatente verde-oliva, contribuindo para o restabelecimento da paz e da liberdade foi lembrado e homenageado pelas tropas das organizações militares subordinadas a 1ª Divisão de Exército (1ª DE) e as sediadas na Guarnição da Vila Militar.

A formatura comemorativa foi realizada na manhã de 21 de fevereiro, no Campo de Parada e Estádio Brigadeiro Sampaio.

O Comandante da 1ª DE e Guarnição da Vila Militar, General de Divisão Antonio Manoel de Barros, ressaltou a importância da homenagem aos bravos soldados da FEB mantendo a sinergia do passado com o presente, reforçado pela presença de quase 200 alunos das escolas e escoteiros do entorno da Vila Militar.

A batalha de Monte Castelo foi travada ao final da Segunda Guerra Mundial, entre as tropas aliadas e as forças do Exército Alemão, que tentavam conter o seu avanço no Norte da Itália. O conflito se arrastou por três meses, e teve participação decisiva da Força Expedicionária Brasileira.

Entre as autoridades presentes, o Comandante da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO), General de Brigada Affonso da Costa; o Comandante da Brigada de Infantaria Pára-quedista, General de Brigada Pedro Celso Coelho Montenegro; o Comandante do Grupamento de Unidades Escola – 9ª Brigada de Infantaria Motorizada, General de Brigada Otávio Rodrigues Miranda Filho; o Comandante da Base de Apoio Logísitco do Exército, General de Brigada Moacir Rangel Junior.

Os ex-combatentes Juventino da Silva e José Candido da Silva, da FEB e o ex-combatente da Marinha de Guerra João Amaro dos Santos, também participaram da solenidade.

Fonte: 1ª DE