Solenidade em comemoração à Tomada de Monte Castelo

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 22 fev 2019

Santana do Livramento (RS) – O 7º Regimento de Cavalaria Mecanizado (7º RC Mec) e a 2ª Bateria de Artilharia Antiaérea realizaram, na manhã de quinta-feira, dia 21 de fevereiro, uma solenidade cívico-militar alusiva ao 74° Aniversário da Tomada de Monte Castelo pela Força Expedicionária Brasileira (FEB), em campos da Itália durante a II Guerra Mundial.

Na Ordem do Dia, o General de Exército Edson Leal Pujol, Comandante do Exército Brasileiro, destacou que “o 'V' da vitória final, que ecoa na Canção do Expedicionário, foi construído às custas do sangue de militares brasileiros, de todos os cantos, credos e raças, que entregaram, em sacrifício supremo, o que tinham de mais caro: suas próprias vidas”.

Ao fazer uso da palavra, o Tenente-Coronel Rogério Arriaga Muxfeldt, Comandante do 7º RC Mec, lembrou que a Tomada de Monte Castelo retratou um dos maiores feitos da Força Expedicionária Brasileira (FEB) em sua gloriosa campanha na Segunda Guerra Mundial e abriu caminho para a vitória aliada no grande conflito mundial. Monte Castelo foi mais que uma grande batalha vencida, pois representa, ainda hoje, a força, a garra e a coragem do povo brasileiro, e serve de exemplo para toda a humanidade.

A atividade contou com a presença maciça de militares da Reserva Participativa, em sua maioria, integrantes da Confraria dos Militares da Reserva da Guarnição de Santana do Livramento.

Fonte: 7º RC Mec