Batalhão comemora seus 176 anos de Criação

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 13 fev 2019
Crédito: Arquivo da OM

Pelotas (RS) – No dia 7 de fevereiro de 2019, o 9º Batalhão de Infantaria Motorizado (9º BI Mtz) realizou a formatura em comemoração aos 176 anos de sua criação.

A solenidade foi presidida pelo Comandante da 8ª Bda Inf Mtz, Gen Bda Ernesto de Lima Gil,  e foi prestigiada pela Prefeita Municipal, Paula Schild Mascarenhas, além de autoridades civis e militares da cidade e da região. Na solenidade, o Comandante do Batalhão, TC Julio Cezar Brito de Sousa, agraciou autoridades civis e militares com o Diploma de Amigo do Regimento Tuiuti.

O 9º BI Mtz tem sua origem no Batalhão Provisório de Pernambuco criado no ano de 1837. Com a assinatura do Decreto Imperial nº 262, de 10 de janeiro de 1843, passou, efetivamente, a pertencer aos Quadros do Exército Imperial Brasileiro, recebendo a denominação de 4º Batalhão de Fuzileiros.


A denominação histórica de “Regimento Tuiuti”, ocorreu em 1962 como homenagem aos seus componentes pela valorosa atuação na Batalha de Tuiuti, ocorrida em 1866.

 

Em 1972, recebeu a designação atual de 9º Batalhão de Infantaria Motorizado, sempre ocupando as mesmas instalações em Pelotas (RS).

 

No passado recente, o Regimento Tuiuti contribuiu com tropas para 3 contingentes (2004/2011/2015) do Batalhão Brasileiro na Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah).

 

O Estandarte Histórico do Regimento Tuiuti, onde constam as batalhas do período imperial das quais a Unidade participou, possui ao centro o Brasão Tuiuti, que evoca o sacrifício do Brigadeiro Antônio de Sampaio, 3 vezes ferido na Batalha de Tuiuti; o leão rompante significa a coragem de um vencedor; a bandeira recorda a imperial, defendida pelo 4º BI em Tuiuti, e a estrela vermelha traduz o sangue derramado pelo Alferes Porta-Bandeira da Unidade naquela batalha.

Fonte: 9º BI Mtz


Fonte:9º BIMtz

Crédito: Arquivo da OM