A heroica resistência da cidade da Lapa que salvou a República, é relembrada em solenidade cívico militar


Lapa (PR) – No dia 9 de fevereiro de 2019, o Comando da Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército  (AD/5) e o 15º Grupo de Artilharia de Camapanha Autopropulsado (15º GAC AP) conduziram a cerimônia Cívico-Militar relativa ao Dia Nacional do Cerco da Lapa.

A Cerimônia foi presidida pelo Comandante da 5ª Divisão de Exército, Gen Div Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva,  acompanhado pelo Prefeito da Lapa, Sr Paulo Cesar Fiates Furiati; pelo Chefe do Estado-Maior da 5ª Região Militar, Cel Fabrício Ramires Pinto; e pelo Comandante do 15º GAC AP, Cel Átila Ricardo Leme Larsen.

A formatura militar contou com a participação de tropas de artilharia, composta pela Bateria de Comando do Comando da AD/5, do 5º GAC AP e do 15º GAC AP, e como convidados especiais os grupamentos do 7º Batalhão de Infantaria Blindado, “Regimento General Carneiro”, e do Regimento de Polícia Montada, “Regimento Coronel Dulcídio”. Durante a cerimônia foi destacada a coragem e a bravura do povo lapeano, que resistiu heroicamente os 26 dias de cerco, tempo suficiente para que o governo do Marechal Floriano Peixoto se organizasse para debelar a revolta e consolidar a República.

 

Fonte: 15º GAC Ap