Exército conduz Reunião entre os Presidentes dos Comitês Esportivos do Conseil International du Sport Militaire

${the_title} - ${company_name}

Fontainebleau (França) – no período de 22 a 25 de janeiro, nas instalações do Centre National des Sport de la Defense – CNSD (equivalente ao Centro de Capacitação Física do Exército, englobando as demais forças militares francesas), foi realizada a Reunião Anual entre o Secretariado do Conseil International du Sport Militaire (CISM) e os Presidentes de seus Comitês Esportivos.

O CISM é uma das maiores organizações multidisciplinares do mundo, promovendo vários eventos esportivos para as forças armadas de seus 138 países membros. Em nível mundial, são 25 as modalidades esportivas militares desenvolvidas pelo CISM, a saber: Atletismo (Cross Country e Maratona), Basquetebol, Boxe, Ciclismo, Equitação, Escalada, Esgrima, Esqui, Futebol, Golfe, Judô, Luta Livre, Natação e Salvamento, Orientação, Paraquedismo, Pentatlo Aeronáutico, Pentatlo Militar, Pentatlo Moderno, Pentatlo Naval, Taekwondo, Tiro, Tiro com Arco, Triatlo, Vela e Voleibol (quadra e Praia).   

Anualmente, militares atletas participam de mais de vinte Campeonatos Mundiais Militares, além de competições esportivas, continentais e regionais, dos Jogos Mundiais (no corrente ano em Wuhan-China) e, mais recentemente, dos Jogos de Inverno (Munique-Alemanha, em 2021) e dos Jogos Mundiais de Cadetes (São Petersburgo-Rússia, em 2020). Adicionalmente, o CISM também investe significativamente no esporte para atividades de paz e na solidariedade como uma de suas principais iniciativas.

A Reunião contou com a presença do Presidente do CISM, o Comissário em chefe de Primeira Classe Hervé Piccirillo, da França, do Secretário Geral, Coronel Dorah Mamby Koita, da Guiné e de participantes de outras vinte diferentes nacionalidades.

A Comissão do Exército junto ao CISM fez-se presente por meio do Coronel Luiz Fernando Medeiros Nóbrega, Diretor de Esportes, que apresentou o panorama esportivo atual do CISM e seu planejamento, e do Tenente-Coronel Rafael Soares Pinheiro da Cunha, Gerente dos Comitês Esportivos e da Academia do CISM, que coordenou toda a atividade, apresentou os avanços científicos e o Simpósio Internacional do CISM, bem como mediou as discussões entre o Secretariado e os Presidentes de Comitês.

Na ocasião, importantes assuntos referentes ao planejamento dos Campeonatos Mundiais Militares, dos 7º Jogos Mundiais do CISM, das atividades científicas e rede de parcerias, do controle anti-doping e do desenvolvimento do paraesporte militar foram discutidos e planejados, com o estabelecimento de metas.

A atuação da Comissão do Exército, nos diferentes níveis de planificação e de execução do evento, endossa a preparação e a capacidade do oficial brasileiro “calção-preto” na gestão avançada do esporte militar internacional.



Fonte:AdtFrança/Belgica