Epopéia de 27 de Janeiro de 1865

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 29 jan 2019

Jaguarão (RS) – No dia 27 de Janeiro de 1865, uma força composta por aproximadamente dois Corpos da Guarda Nacional resistiu bravamente frente à invasão do território brasileiro por mais de mil e quinhentos orientais. Sitiada e em desvantagem bélica, porém contando com o apoio de civis, a força militar comandada pelo Coronel Manoel Pereira Vargas, repeliu o ataque que durou aproximadamente 48 horas. Esse episódio rendeu ao município, em razão de decreto imperial, o título de "Cidade Heróica" e ao Brasil, a demarcação das fronteiras à margem esquerda do Rio Jaguarão. 

Assim sendo foi realizado esse ano, no dia 17 de Janeiro, o acendimento da chama que marca o início das festividades e no dia 27 de Janeiro, a inauguração de uma Placa na Praça Comendador Azevedo, em homenagem aos principais subordinados do Coronel Manoel Pereira Vargas durante a Epopéia da "Cidade Heróica" e ainda o hasteamento do Pavilhão Nacional pelo Comandante do regimento, TC Francisco José Borges da Silva.

Tais comemorações são realizadas desde 1965 por iniciativa do CTG Rincão da Fronteira e esse ano contou com o apoio do 12º Regimento de Cavalaria Mecanizado e da Prefeitura Municipal.

Fonte: 12º RC Mec