Solenidade no Rio de Janeiro celebra os 250 anos de existência do Hospital Central do Exército

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 22 jan 2019

Rio de Janeiro (RJ) – O Hospital Central do Exército (HCE), nesta terça-feira, dia 22 de janeiro de 2019, completou 250 anos de existência. O estabelecimento de saúde originou-se com a  carta do Vice-Rei Antonio Rolim de Moura Tavares (Conde de Azambuja), datada de 22 de janeiro de 1769, registrando o funcionamento desse nosocômio. Inicialmente denominado Hospital Real Militar e Ultramar, o hoje HEC localizava-se no antigo Colégio dos Jesuítas, situado no morro do Castelo. No dia 21 de junho de 1902, foi então denominado Hospital Central do Exército. Assim mudou-se para sua nova sede localizada em Triagem onde permanece até os dias atuais.

Na cerimônia de comemoração, o General de Brigada Médico José Oiticica Moreira, Diretor do Hospital, recebeu, dentre outras autoridades, o General de Exército R/1 Jorge Armando Felix, Antigo Ministro Chefe de Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República; o General de Exército R/1 Luiz Gonzaga Schroeder Lessa, Antigo Ministro do Superior Tribunal Militar; o General de Exército R/1 Renato Cesar Tibau da Costa, Antigo Chefe do Estado-Maior do Exército; oGeneral de Divisão Riyuzo Ikeda, Diretor de Patrimônio Histórico e Cultural do Exército; o General de Divisão R/1 Elnio Ferreira de Vasconcellos; o General de Divisão R/1 Milton Braz Pagani, Antigo Diretor do HCE; o General de Divisão R/1 Josemar Câmara Feitosa, Antigo Diretor do HCE e Diretor de Saúde; o General de Divisão R/1 Waldemar Barroso Magno Neto; e o General de Brigada R/1 Ivan da Costa Garcez Sobrinho.

Após a formatura, os convidados apreciaram uma exposição de fotos que resgatou boa parte da História desse que é o hospital militar mais estratégico do Exército Brasileiro.

Fonte: HCE