Exército revitaliza estrada do Morro da Igreja, em Urubicí, mesmo sob condições adversas da natureza

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 31 dez 2018
Crédito: Cap Rodrigo

Lages (SC) – Em fevereiro de 2018, o 1º Batalhão Ferroviário (1º B Fv) iniciou a revitalização da estrada do Morro da Igreja em Urubicí (SC), e as obras seguem a todo vapor, mesmo em época de frio extremo ou de festas de final de ano. A estrada é uma via estratégica para a segurança do espaço aéreo na Região Sul do Brasil, pois possibilita o acesso ao Destacamento de Tráfego e Controle do Espaço Aéreo (DTCEA), Unidade Militar da Força Aérea Brasileira, subordinada ao CINDACTA II, Curitiba (PR).

Com aproximadamente 15 quilômetros de extensão, a rodovia está localizada em um dos pontos mais altos do planalto meridional, a aproximadamente 1.500 metros de altitude, apresentando formação rochosa basáltica em quase todo o percurso. Foi construída na década de 1980 para possibilitar o acesso ao DTCEA e, desde a sua conclusão, não passou por reparos mais detalhados, sendo realizadas apenas obras de manutenção básica e de conservação, o que não foi suficiente, pelo fato de sofrer erosão constante, devido ao grande número de chuvas em determinada época do ano, além do fato de estar construída em aclive íngreme. Outro fator preponderante são as baixas temperaturas no inverno, atingindo 17º C negativos.

É nesse cenário que está trabalhando o 1º B Fv, com a finalidade de revitalizar toda a estrada, melhorando as condições de trafegabilidade, já que o acesso, é também, uma importante rota turística, que contribui para o desenvolvimento econômico da região.

A obra iniciou com a manutenção e recuperação de toda a drenagem. Atualmente, estão sendo realizados serviços de perfuração e contenção de encostas, colocação de chumbadores, instalação de ferragens e concretagem da estrada, além da colocação de cercas nas extremidades das faixas de domínio.

A conclusão da obra está prevista para novembro de 2019, porém, os trabalhos estão dentro do cronograma estimado para a sua realização.

Fonte: 1º B Fv


Crédito: Cap Rodrigo