II Reunião Bilateral de Intercâmbio entre o Exército Brasileiro e a Força Terrestre de Autodefesa do Japão

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 13 dez 2018

Brasília (DF) – Nos dias 6 e 7 de dezembro de 2018, foi realizada a II Reunião Bilateral de Intercâmbio (RBI) entre o Brasil e o Japão, com os objetivos de estreitar as relações institucionais, fortalecer os laços de amizade e confiança mútua entre os países envolvidos e acordar os entendimentos bilaterais entre o Exército Brasileiro e a Força Terrestre de Autodefesa do Japão para o Plano de 3 anos (2019-2021).

A delegação japonesa foi chefiada pelo Coronel Akira Miyazaki e integrada por dois oficiais superiores da Força Terrestre de Autodefesa do Japão (JGSDF), pelo Adido Militar de Defesa do Japão no Brasil, Coronel Mizota e seu assessor Jimmy Yamamura.

No dia 6 de dezembro, como parte integrante da programação coordenada pela 5ª Subchefia (SCh), responsável pela Área de Relações Internacionais no Estado-Maior do Exército (EME), houve a troca de conhecimentos entre os dois países. A delegação brasileira, chefiada pelo Coronel Nestor Norberto de Gasperi, realizou apresentações sobre o Exército Brasileiro, a cargo da 3ª SCh do EME, bem como sobre os Projetos Estratégicos do Exército, a cargo do Escritório de Projetos do Exército (EPEx). A delegação japonesa realizou apresentações sobre a Força Terrestre de Autodefesa do Japão (JGSDF) e a Defesa Cibernética no nível daquela força.

Como momentos relevantes da II RBI Brasil-Japão, destacam-se a realização de visitas ao Comando de Operações Terrestres (COTER) e ao Comando de Defesa Cibernética (COMDCIBER), a celebração de 12 (doze) entendimentos internacionais constantes da Ata e a aprovação do Regulamento para a referida Reunião Bilateral.

Como conclusão das atividades, foram realizadas visitas institucionais ao Palácio do Planalto e ao Congresso Nacional na tarde do dia 7 de dezembro de 2018.

Fonte: EME