Operação "Toy Drop XXI 2018"

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 12 dez 2018
Crédito: Cap Barth

Fort Bragg – NC (U.S.A) – No período de 23 de novembro a 5 de dezembro de 2018, o Comando de Operações Especiais (COPESP), por intermédio do 1º Batalhão de Operações Psicológicas (1º B Op Psc), e a Brigada de Infantaria Paraquedista (Bda Inf Pqdt), por meio do 27º Batalhão de Infantaria Paraquedista (27º BI Pqdt), participaram da Operação "Toy Drop XXI 2018", representando o Brasil, a fim de colher aspectos doutrinários de Operações Psicológicas, sob o enfoque operacional e tático, com o objetivo de contribuir com o Sistema de Operações Psicológicas do Exército (OEE 2) – ampliar a projeção do Exército no cenário internacional – Operação Combinada e Conjunta Randy Oler Memorial Toy Drop, a cargo do Comando de Operações Psicológicas e Assuntos Civis do Exército dos Estados Unidos.

Na oportunidade, os mestres de salto, integrantes do 1º B Op Psc e do 27º BI Pqdt, participaram da adaptação nas aeronaves C-17, C-27, C-130 e Casa; realizando saltos Gancho, utilizando o paraquedas T11 e MC6, em conjunto com as nações envolvidas. Após o lançamento, realizaram a brevetação de mais de 350 paraquedistas, sendo Jumpmaster de 12 países (Alemanha, Canadá, Colômbia, Costa do Marfim, Dinamarca, Estados Unidos da América, Holanda, Itália, Lituânia, Polônia, Suécia, Singapura), paraquedistas da 82nd Airborne Division e paraquedistas do 8º Grupo de Operações Psicológicas.

O exercício proporcionou o adestramento dos Mestres de Salto nos comandos a bordo das aeronaves utilizadas para o salto. Colher aspectos doutrinários de Operações Psicológicas, sob enfoque operacional e tático, com o objetivo de contribuir com o Sistema de Operações psicológicas do Exército.

Ao término da operação os Mestres de Salto brasileiros, receberam os agradecimentos do General de Brigada Robert S. Cooley Jr., Deputy Commanding General of U.S. Army Civil Affairs & Psychological Operations Commander; do Sargento Alexis Morales; do 1st Psychological Operations Battalion, do CPT Maxim Kuemmerlein; 1st Special Forces Command; e do SFC Geoffrey Bright, 404th Civil Affairs Battalion.

Fonte: 1º B Op Psc