Um Belo Exemplo: Sd José Armando é destaque em competição com representantes de 20 Estados da Federação em Vitória, no Espírito Santo

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 10 dez 2018

Campo Grande (MS) – Imagina fazer um curso de qualificação profissional, se destacar durante as aulas, ganhar a oportunidade de aperfeiçoar ainda mais as técnicas e, por fim, representar seu Estado em uma competição nacional? Tudo isso aconteceu com o jovem José Armando dos Santos, Soldado do Comando Militar do Oeste (CMO) desde 2016. Aos 20 anos de idade, ele viveu uma experiência transformadora.

Essa história começou no final do ano passado, quando José Armando, por meio do Projeto Soldado Cidadão, fez o curso de garçom, da área de Serviço de Bar e Restaurante, oferecido gratuitamente, pelo Acordo de Cooperação entre CMO e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Assim que terminou o curso, o militar passou por uma seleção com outros dois alunos, conseguiu a vaga e uma nova porta se abriu: representar Mato Grosso do Sul, levando os nomes do Exército Brasileiro e Senac, em uma importante competição exclusivamente voltada para atividades do comércio.

Com o objetivo de se destacar nas Competições Senac de Educação Profissional, José Armando  passou quatro meses, seis horas por dia, em treinamento intensivo para adquirir competências técnicas e características como disciplina e concentração, com profissionais de excelência do Senac, dentro do Restaurante-Escola da instituição, em Campo Grande.

As provas em sete ocupações, com a participação de representantes de 20 Estados, foram realizadas em Vitória, no Espírito Santo, de 21 a 23 de novembro. Na ocupação Serviço de Restaurante, José deu o melhor de si, se destacou, recebeu elogios dos profissionais presentes no evento e conseguiu o quinto lugar na competição.

Para o Coordenador de Alimentos e Bebidas do Restaurante-Escola do Senac, Jonas Eduardo Nascimento, a medalha era apenas um detalhe, pois o que valeu mesmo foi a transformação do soldado em cidadão. “Dentro do que treinamos e desenvolvemos, o nosso resultado foi bem satisfatório, pois conseguimos o desenvolvimento do aluno como agente transformador, divulgador da profissão, o desenvolvimento como cidadão. A medalha foi conquista nesse sentido,” explicou.

Uma experiência que José Armando já colocou no currículo e, agora, mais seguro, espera conquistar o mercado de trabalho. “Essa foi a minha melhor experiência profissional. Representar duas instituições, Exército Brasileiro e Senac, foi impressionante, a melhor sensação que já tive. Meu currículo, com certeza, ganhou peso com tudo que vivi nesses últimos meses e agora espero seguir nessa profissão, após cumprir meus oito anos como soldado do Exército,” comemorou o militar.

Para o Assessor de Projetos do CMO, Coronel José Roberto de Melo Queiroz, foi cumprida mais uma missão do Projeto Soldado Cidadão: qualificar profissionalmente os recrutas que prestam o serviço militar, complementando sua formação cívico-cidadã e facilitando seu ingresso no mercado de trabalho, após o período obrigatório junto às Forças Armadas.

Para fechar a trajetória de sucesso de toda a equipe, José Armando, ao lado da família, foi homenageado pelos diretores do Senac e militares do Comando Militar do Oeste, durante um jantar oferecido dentro do Restaurante-Escola do Senac.

Fonte: CMO


Fonte:CMO