Premiação do 3º Festival de Filmes Militares reúne vencedores de diferentes organizações militares


Crédito: Cb Estevam

Brasília (DF) – Nessa quarta-feira, dia 5 de dezembro, o Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEX) realizou a premiação do 3º Festival de Filmes Militares. Pelo voto do Júri Técnico, o primeiro lugar foi o vídeo "Em Busca de Oportunidade", do Suboficial Alexander Vieira (Marinha do Brasil). Já no voto dos internautas que acessaram o Canal do Exército no YouTube, o filme vencedor foi o Vídeo Institucional do 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2º BIS), do Terceiro-Sargento Manoel Baia Afonso.

O filme "Em Busca de Oportunidade" retrata a Operação Acolhida, que presta apoio humanitário a deslocados venezuelanos em Roraima, onde os militares atuaram. Nessa categoria, também se destacaram os filmes que completaram o pódio. Foram eles "Infantaria – 20º Batalhão de Infantaria Blindado", que ficou com a segunda colocação, além da animação "Equipe Alpha", do Segundo-Tenente Montalban da Rosa Oliveira, ao lado dos Soldados James Vandmuller de Miranda e Mateus Felipe Alves de Oliveira, terceiro lugar do Festival.

Além da Premiação, da qual participaram integrantes do Centro e de militares da Marinha, o evento contou com uma homenagem ao Soldado Jordan Torres, do 20º Batalhão de Infantaria Blindado (20º BIB). O militar, que se despede do serviço ativo, participa desde 2016 em grandes produções do CCOMSEx, como a Campanha do Dia do Exército de 2017 e de 2018 e o vídeo Institucional da Força Terrestre que está sendo elaborado.

Em sua terceira edição, o evento ganhou corpo e caráter mais abrangente em relação aos anos anteriores, o que reforça a expectativa pela continuidade desse processo de incremento da qualidade para os festivais futuros. Em 2018, foram 25 filmes inscritos, oriundos dos oito Comandos Militares de Área do Exército Brasileiro.

Uma primeira análise elencou 12 desses filmes para a etapa seguinte. Posteriormente, uma nova avaliação definiu os seis finalistas. Essas produções foram submetidas a um júri técnico, que pontuou as produções de acordo com cinco critérios de julgamento: roteiro (ideia e desenvolvimento da narrativa), qualidade técnica das imagens, qualidade artística das produções (melhor trilha/música), edição e originalidade.

 

Confira, aqui, em nosso canal no YouTubeos filmes premiados e selecionados.

 

Fonte: Agência Verde-Oliva


Crédito: Cb Estevam