Brigada de Infantaria Pára-quedista e Forças Aéreas do Brasil e de outros 14 países, juntos, em exercício


Rio de Janeiro (RJ) – No período de 19 a 29 de novembro de 2019, a Brigada de Infantaria Pára-quedista (Bda Inf Pqdt) participou da Operação Cruzex 2018, exercício da Força Aérea Brasileira (FAB), conduzida pela ALA 10, com a participação de Forças Aéreas de outros 14 países (Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Estados Unidos da América, França, Alemanha, Índia, Peru, Portugal, Suécia, Inglaterra, Uruguai e Venezuela).

Na oportunidade, a Força-Tarefa (FT) Afonsos, formada por integrantes do 25º Batalhão de Infantaria Paraquedista (25º BI Pqdt) e reforçada por equipes da Companhia de Precursores Paraquedista, do Batalhão de Dobragem de Pára-Quedas e Suprimento pelo Ar, da Companhia de Comunicações Paraquedista, do Destacamento de Saúde Paraquedista e do Centro de Instrução Pára-quedista General Penha Brasil, realizou um exercício de adestramento na região Maxaranguapi (RN). A 7ª Brigada de Infantaria Motorizada prestou todo o suporte logístico e administrativo à FT Afonsos.

O exercício proporcionou o adestramento das tarefas relacionadas à infiltração por salto livre operacional, retomada e manutenção de aeródromo, evacuação de não combatentes, desativação de aeródromo, ressuprimento aéreo e guia aéreo avançado, contribuindo para a interoperabilidade junto à FAB. A atividade foi acompanhada por representantes da Chefia do Preparo do Comando de Operações Terrestres.

Ao término do exercício os paraquedistas brasileiros realizaram salto de duas aeronaves canadenses KC 130, versão J, sendo brevetados com o distintivo de paraquedistas honorários canadenses em formatura prestigiada pelo Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme Silveira de Medeiros, Diretor Geral da Cruzex.

Fonte: Bda Inf Pqdt