CML realiza "Encontro de Bandas Militares” nas escadarias do Palácio Duque de Caxias

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 03 dez 2018

Rio de Janeiro (RJ) – Mensalmente as escadarias do Palácio Duque de Caxias (PDC) sevem de palco para a apresentação de bandas de diversas organizações militares do Rio de Janeiro. O “Projeto Banda no Palácio”, uma iniciativa do Comando Militar do Leste (CML), reúne um público atento e disposto a apreciar uma boa música, filmar e fotografar as bandas militares que se apresentam em um dos lugares mais movimentados do Rio de Janeiro, sempre na última quinta-feira do mês. No último dia 29 de novembro, as escadarias foram abertas para uma edição especial: “O Grande Encontro de Bandas Militares”.

O evento iniciou-se com os instrumentos de sopro do 1º Batalhão de Guardas (1º BG), posicionados na sacada do PDC, acima das escadarias. As bandas do 1º Batalhão de Infantaria Motorizado (1º BI Mtz), do 2º Regimento de Cavalaria de Guardas (2º RCG), do 2º Batalhão de Infantaria Motorizado (2º BI Mtz), do 32º Batalhão de Infantaria Leve (32º BIL), da Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército (AD/1), do 57º Batalhão de Infantaria Motorizado (57º BIMtz), do 1º Batalhão de Guardas (1º BG) e do Centro de Formação de Sargentos (CFS – ESLOG) se uniram – formando uma "Big Band" - e trouxeram um vasto repertório, que incluiu músicas populares, militares, contemporâneas, clássicas e natalinas.

Além das bandas militares, o grupo Brazilian Pipers acompanhou a "Big Band" militar com sua mistura de ritmos tocadas por meio de gaitas escocesas e abrilhantou ainda mais essa edição especial. O Interventor Federal na Segurança Pública do Rio de Janeiro e Comandante Militar do Leste, General de Exército Walter Souza Braga Netto, entregou diplomas de agradecimento aos regentes das bandas, deixou uma mensagem de paz para o Rio de Janeiro e solicitou que o público presente fosse contemplado com uma última música, uma "saideira". Coube ao Cabo Bruno, do 1º BI Mtz, a tarefa de interpretar essa última canção e encerrar o evento, sob os aplausos efusivos do público.

Esteve também presente ao evento, entre outras autoridades, o Ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Sherman, que se encontrava em visita oficial ao CML.

Fonte: CML