Projeto de formação de condutores em Santa Maria ganha prêmio do Ministério da Defesa de melhor gestão

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 26 nov 2018
Crédito: ST Ageu Souza

Brasília (DF) – O Centro de Formação de Condutores Verde-Oliva, do 4º Batalhão Logístico (4º Blog), de Santa Maria, Rio Grande do Sul, foi destacado pelo Ministério da Defesa com o Prêmio Melhor Gestão do Projeto Soldado Cidadão, que fornece qualificação profissional aos militares das Forças Armadas durante o tempo de Serviço Militar. O objetivo da iniciativa é facilitar a inserção no mercado de trabalho, após o término de sua vida de caserna.

O Prêmio de Melhor Gestão está em sua oitava edição e selecionou os projetos que se destacaram em cada uma das Forças Armadas em 2018. Pela Marinha do Brasil, o projeto vencedor foi do Comando do 1º Distrito Naval, no Rio de Janeiro (RJ); e pela Força Aérea Brasileira, ganhou o Centro de Lançamento de Alcântara, em São Luís (MA). A solenidade de entrega da premiação ocorreu no Salão Nobre do Ministério da Defesa, no dia 22 de novembro.

A importância de as Forças Armadas contribuírem para a qualificação de mão de obra e, assim, para o desenvolvimento nacional, foi ressaltada pelo Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), Almirante de Esquadra Ademir Sobrinho, que presidiu a cerimônia. Ele ainda lembrou que os cursos incluem noções de empreendedorismo, ética e cidadania. As áreas de formação consideram as necessidades regionais do mercado de trabalho e as preferências e vocações dos jovens.

Em Santa Maria, o projeto do 4º Blog tem três anos de atuação e já se tornou referência local de formação de condutores. O Comandante da Unidade, Coronel Jetson Turquiello Machado da Silva, afirmou que vários jovens que passaram pelo curso e deixaram as Forças Armadas conseguiram vagas nas empresas de transporte. “Estamos muito felizes. Esse prêmio significa muito para o 4º B Log. Há um trabalho muito sério, muito profissional e muito entusiasmado da nossa equipe lá”, enfatizou.

O diretor-geral do Centro de Formação, Sargento Luiz Eduardo Rosa Farias, explicou que o projeto é credenciado junto ao Detran do Rio Grande do Sul e habilitado para fazer o serviço de mudança de categoria para as categorias C, D e E. “A gente também oferece cinco cursos especializados exigidos pela legislação para motoristas profissionais: para condutores de veículos de emergência, de transporte coletivo de passageiros, de transporte escolar, de produtos perigosos e de carga indivisível”, detalhou.

“Quem está indo para a reserva está conseguindo empregos de boa qualidade, com uma boa remuneração. Estamos fazemos um papel importante, formando um profissional que vai conseguir ter, depois do Exército, uma vida digna e com uma boa profissão”, acrescentou o sargento. Segundo ele, até o momento, já foram realizadas 3.000 formações, entre mudanças de categoria da habilitação e cursos especializados.

Fonte: Agência Verde-Oliva