Juventude Garança em Curitiba comemora a Bandeira do Brasil

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 22 nov 2018

Curitiba (PR) – No dia 13 de novembro, o Colégio Militar de Curitiba (CMC) participou da Sessão Solene comemorativa ao 129º aniversário da adoção da Bandeira Nacional do Brasil realizada na sede do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná (IHGPR). Após a abertura, foi procedida, pelas alunas Isabella e Helena, do 2º ano do Ensino Médio, à apresentação das Bandeiras históricas, cuja coordenação coube ao 1º Ten Júlio, professor de História do CMC.

No prosseguimento, ocorreu a entrega de certificados e premiações aos vencedores do Concurso de Redação sobre a Bandeira do Brasil, nas categorias Conto, Soneto e Poesia Livre, promovido pela citada instituição e aberto às escolas públicas e particulares de Curitiba.

O CMC apresentou composições com conteúdos de alta qualidade. Os alunos do 1º e 3º anos do Ensino Médio, instados a participar, revelaram sensível entendimento a respeito da Bandeira Nacional sintetizando-a como genuína identidade da Pátria.

Os seguintes discentes do CMC foram premiados:

Categoria Conto

1º Lugar - Al Cristiano Louredo de Oliveira Júnior, do 3º ano do Ensino Médio.

 

Categoria Soneto

1º Lugar - Al Adriano Gomes dos Santos, do 1º ano do Ensino Médio. 

 

Categoria Poesia Livre

2º Lugar - Al Vicenzo Gazaniga, do 1º ano do Ensino Médio.

 

 

Preservação da História brasileira

No contexto de destacar a importância da preservação da História brasileira em atividade promovida pelo IHGPR, foi lido o conto “Incêndio no Museu Nacional”, elaborado pela aluna Giovana Josetti, do 3º ano do Ensino Médio, que obteve o reconhecimento do Instituto pela grandeza da construção textual e foi aplaudido pelo público que prestigiou a sessão.

Como coroamento, no dia 19 de novembro, transcorreu no tradicional Pátio de Formatura Conselheiro Thomás Coelho, do CMC, com todo o efetivo pronto, a solenidade alusiva ao Dia da Bandeira. Para o evento, foram convidadas 21 escolas públicas da grande Curitiba, totalizando 158 jovens do Ensino Fundamental I, que capitaneadas pelo Rotary Internacional, em seu programa “Erga essa Bandeira”, buscou no evento a valorização cívica nacional. A formatura seguiu o rito regulamentar com o hasteamento da Bandeira Nacional pelo Sr Emanuel Mascarenhas Padilha, Governador do Rotary Distrito 4730, Gestão 2004/2005.  Em seguida, foi lida a Ordem do Dia e o S Ten Joel Gomes da Silva, praça mais antiga e de comportamento excepcional, procedeu à incineração das Bandeiras julgadas inservíveis.

As comemorações alusivas ao Dia da Bandeira foram intensas e profícuas para a formação cidadã dos alunos do Colégio Militar de Curitiba, estando alinhadas com o Projeto Valores do CMC, em seu eixo temático Justiça, Cidadania e Ética.

Fonte: CMC