Curso Avançado de Aviação tem turma pioneira no uso de Tecnologia de Realidade Aumentada no CIAvEx

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 13 nov 2018

Tabuaté (SP) – Na semana de 15 a 19 de outubro de 2018, ocorreu nas imediações de Uberlândia (MG) a Operação Itumbiara, Exercício no Terreno do Curso Avançado de Aviação. Aos moldes da EsAO, os exercícios no terreno do Curso Avançado se caracterizam pelo prévio planejamento na carta, solucionando problemas militares propostos, com posterior ida a campo para observar in loco a possibilidade de emprego das soluções/planejamentos desenvolvidos.

Durante a execução de PO voltado à Logística de Aviação, a turma de 2018 caracterizou-se como pioneira na utilização de ferramentas de realidade aumentada desenvolvidas neste mesmo Estabelecimento de Ensino, através da sua Divisão de Simulação.

Inicialmente, tais ferramentas mostraram-se altamente eficazes no apoio ao giro do horizonte, uma vez que através de geolocalização, é possivel rápida orientação através da carta e/ou imagem satélite projetados em tela LCD, valendo-se para tanto de um simples smartphone.

Num segundo momento, ao final dos trabalhos no PO, foi possível aos alunos observarem através da realidade aumentada uma “solução da casa”, ao serem destacados na tela dos smartphones as posições de instalações de uma Unidade de Aviação desdobrada no terreno, tais como área de PC, Aeródromo de Campanha, Área de Trens, Posições de Artilharia Antiaérea, dentre outras.

Dessa forma, o CIAvEx evidencia o pioneirismo na utilização de simuladores e de realidade aumentada, facilitando a aprendizagem dentro do Sistema de Ensino Militar.

Fonte: CIAvEx