Ministro da Defesa e comitivas do CMA, do CMN e da 12ª RM desembarcam em Tefé, por ocasião dos 25 anos de instalação da Brigada das Missões

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 14 nov 2018
Crédito: Sd Brenno

Tefé (AM) – As comitivas do Comando Militar da Amazônia (CMA), do Comando Militar do Norte (CMN) e da 12ª Região Militar (12ª RM) desembarcaram em Tefé, na tarde de 8 de novembro. No dia seguinte, por volta das 8h, a 16ª Brigada de Infantaria de Selva (16ª Bda Inf Sl) recebeu a comitiva do Ministro da Defesa e antigos Comandantes da Brigada. As autoridades visitaram o município por ocasião do aniversário de 25 anos de instalação da Brigada das Missões em Tefé.

Participaram do evento o General de Exército Silva e Luna, Ministro de Estado da Defesa; o General de Exército Nardi, Comandante Militar da Amazônia (CMA); o General de Exército Paulo Sérgio, Comandante Militar do Norte (CMN); o General de Exército Ferrarezi, Antigo Comandante; o General de Divisão Mansur, Comandante da 12ª Região Militar (12ª RM); o Major Brigadeiro Reis, Assessor Especial do Ministério da Defesa; o General de Divisão Peixoto, Antigo Comandante; o General de Divisão Racine, Antigo Comandante; e o General de Brigada Rosty, Chefe do Estado-Maior do CMA. Também participaram autoridades civis, as famílias dos militares da Brigada das Missões e convidados.

Após a recepção do Ministro da Defesa no aeroporto, as autoridades dirigiram-se para o Quartel-General da 16ª Bda Inf Sl, onde houve a Guarda de Honra ao Gen Ex Silva e Luna, que realizou a revista à tropa, no Pátio de Formaturas do Forte Sepé Tiarajú.

Em seguida, o Comandante da Brigada das Missões, General de Brigada Cristiano Pinto Sampaio, realizou uma palestra no auditório do Comando da Brigada. A palestra foi destinada às comitivas, aos antigos comandantes e aos Comandantes das Organizações Militares sediadas em Tefé.

Após a palestra, ocorreu a cerimônia militar, na qual o Comandante da Brigada ressaltou a relevância da transferência da Brigada da região Sul para a região Norte. O Ministro da Defesa, por sua vez, destacou a importância estratégica da 16ª Bda Inf Sl em Tefé e relembrou os desafios da época em que comandou a Brigada das Missões, de 2002 a 2004.

Na ocasião, também foram entregues os diplomas de 'Amigo da Brigada' àqueles que de alguma forma contribuíram com a 16ª Bda Inf Sl no ano de 2018. Em seguida, as autoridades foram para um passeio de barco pelo Lago Tefé.

Também foi realizada a inauguração do espaço cultural "General de Brigada Luiz Nery da Silva", em homenagem ao primeiro Comandante da Brigada das Missões.

Ao final, houve uma confraternização, em que foram entregues lembranças aos antigos Comandantes e às comitivas. Em seguida as comitivas retornaram para suas cidades de origem.



Fonte:16 Bda Inf Sl

Crédito: Sd Brenno