Operação Talude entrega obra realizada na IMBEL, Fábrica de Juiz de Fora

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 30 out 2018

Rio de Janeiro (RJ) – O 1º Batalhão de Engenharia de Combate (Escola), organização militar diretamente subordinada ao 5º Grupamento de Engenharia (5º Gpt E), iniciou, em 5 de agosto do corrente ano, a Operação Talude IMBEL/FJF,  executada pela equipe do próprio Batalhão, que consistiu em realizar a construção de dois taludes de proteção e drenagem em paióis da Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), Fábrica de Juiz de Fora (FJF), contou com efetivo direto do Batalhão Villagran Cabrita na frente de trabalho, e com o apoio indireto logístico da 1º, 3º e 4º seções do Batalhão, incluindo, ainda, o serviço de aprovisionamento.

A operação consistiu de duas fases iniciais, com um reconhecimento do local da obra, acompanhados por militares técnicos do 5º Gpt E, e uma segunda fase com a elaboração do plano de trabalho e planejamento inicial da Operação.

Em 5 de agosto, com os meios e pessoais já mobilizados, iniciou-se, propriamente dita, a Operação Talude. A missão teve como objetivo precípuo proporcionar melhorias nas condições de segurança e de conservação na estocagem e manuseio de explosivos, na qual a Fábrica de Juiz de Fora produz munições para morteiros 60, 81 e 120 mm, para canhões de 90 mm e para obuseiros 105 e 155 mm; Motor Foguete SBAT 70 M4B1 e Cabeças de Guerra AP e AC.

Durante a missão, foram empregados diversos equipamentos de engenharia, como escavadeira, motoniveladora, trator de esteira e rolo compactador, dentre outros; o que permitiu ao batalhão aprimorar as técnicas, já existentes, de construção, e adestrar os recursos humanos em missões desta magnitude e que necessitem destes equipamentos.

Em 26 de outubro encerrou-se a obra, com a entrega formal, dos dois taludes, finalizados dentro do prazo previsto, e cumprindo fiel a diretriz do escalão superior.



Fonte:1º BE Cmb (Es)