Militares do 3º Batalhão de Aviação do Exército são habilitados para Aeronave Pantera K2

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 25 out 2018

Campo Grande (MS) – No período de 4 a 16 de outubro, foram habilitados o 1º piloto e mecânico de voo oriundos do 3º Batalhão de Aviação do Exército (3º BAvEx) na Aeronave Pantera K2. O Capitão Danillo Oliveira Santana e o 3º Sargento Fabricio da Silva Coutinho Lopes realizaram o programa de habilitação que contou com 7 voos, sendo 3 voos de manobras básicas, 1 voo de estudo do piloto automático, 2 voos de emergência e 1 voo noturno em aeródromo. Os voos de instrução foram realizados sob a coordenação do 2º Batalhão de Aviação do Exército (2º BAvEx) e contaram com pilotos do próprio Batalhão Guerreiro e do Comando de Aviação do Exército (CAvEx).

O Pantera K2 foi totalmente modernizado e tem previsão de ser entregue ao 3º BAvEx em meados de 2018. A aeronave modernizada foi equipada com novas cablagens, novo capô do motor, novo motor Arriel 2C2CG com 40% a mais potência que o anterior, além de um novo painel glass cockpit com piloto automático de quatro eixos, permitindo mais autonomia, maior velocidade e menor carga de trabalho aos pilotos do helicóptero.

O retrofit, como é chamada a grande modernização, é um processo bastante vantajoso para o operador. O serviço tem um custo equivalente a 35%, em média, do valor de uma aeronave nova. Após as intervenções, a aeronave ganhará mais 25 anos de vida útil.



Fonte:3º BAvEx