Solenidade em comemoração ao centenário de Veterano da Força Expedicionária Brasileira

${the_title} - ${company_name}

Crédito: Sd Francielson

Natal (RN) – Na manhã do dia 18 de outubro, foi realizado, no Pátio de Formaturas do 16º Batalhão de Infantaria Motorizado (16º BI Mtz), a Solenidade Militar em comemoração aos 100 anos de idade do Tenente Geraldo Machado Bezerril, ex-combatente da Força Expedionária Brasileira (FEB). A Solenidade foi presidida pelo Comandante da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada, General de Brigada Sydrião, e contou, também, com a presença do Tenente João Carlos de Lima, ex-combatente integrante da FEB, dos comandantes das Organizações Militares da Guarnição de Natal e convidados.

No ano de 1944, o Exército Brasileiro enviou um efetivo com cerca de 25 mil homens para combater na Itália, durante a 2ª Guerra Mundial, fazendo parte do esforço dos Aliados. Esses militares constituiram a Força Expedicionária Brasileira (FEB) e mais tarde ficaram conhecidos como Pracinhas, apelido carinhoso colocado pela população.

A FEB foi integrada ao 5ª Exército dos Estados Unidos, com cerca de 300 militares oriundos do Rio Grande do Norte, participando heroicamente das batalhas de Monte Castelo e Montese, na Itália.



Fonte:7ª Bda Inf Mtz

Crédito: Sd Francielson