Academia, Empresas e Governo participam da Arena Aberta Fibras Naturais

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 16 out 2018

Rio de Janeiro (RJ) – Os estudos de prospecção realizados pela Agência de Gestão e Inovação Tecnológica (AGITEC), mostraram que o Instituto Militar de Engenharia (IME) é a principal escola de engenharia no mundo em pesquisas na área de fibras naturais para proteção balística, que algumas de suas pesquisas atingiram nível de maturidade adequado para serem exploradas por empresas interessadas em gerar inovações e que o assunto é dual, com aplicações importantes no setor automobilístico e embalagens, esta última de interesse da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA).

Diante disso, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) resolveu promover a Arena Fibras Naturais, empreendimento que conta com o apoio do Exército Brasileiro (EB), por intermédio do IME, do Sistema Defesa, Indústria e Academia de Inovação (SisDIA-Rio), e da AGITEC; e da EMBRAPA, tendo como elemento fulcral as tecnologias desenvolvidas pelo IME e EMBRAPA, na área de embalagens para transporte de frutas.

O evento de lançamento da Arena Fibras Naturais, denominada de Rodada Tecnológica, ocorreu no dia 9 de outubro de 2018, no IME, reuniu da ordem de 80 participantes da Hélice Tríplice e objetivou identificar, estruturar e viabilizar a execução de projetos de desenvolvimento tecnológico e inovação que atendam as demandas do EB, da EMBRAPA, do SEBRAE e do mercado, de forma inclusiva e sustentável.

Diversas autoridades participaram do evento, dentre elas, destacam-se o Gen Ex R1 Sinclair J. Mayer, Chefe do Escritório SisDIA-Campinas; o Gen Ex R1 Adhemar da Costa Machado Filho, Chefe do Escritório SisDIA-Florianópolis; o Gen Div Hildo Vieira Prado Filho, Comandante do IME; o Gen Div R1 João Edson Minnicelli, antigo Vice-Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército (DCT); o Gen Div R1 Décio dos Santos Brasil, Chefe do Escritório SisDIA-Rio; o Sr. Renato Regazzi, gerente da área de grandes empreendimentos do SEBRAE/RJ; e o Sr. Fernando Teixeira, chefe adjunto de transferência de tecnologia da EMBRAPA.

O Gen Div Prado abriu o evento com uma palestra sobre as atividades do IME; seguido pelo Cel R1 Júlio Sérgio Dolce da Silva, Escritório SisDIA Rio de Janeiro, que fez uma introdução sobre os objetivos da Arena Aberta; do Sr. Fernando Teixeira, que destacou a importância do evento; e do Sr. Renato Regazzi, que enfatizou o trabalho do SEBRAE no setor de defesa.

Posteriormente foram apresentados dois painéis, acompanhados de interação técnica junto ao público presente. No primeiro, o Cel R1 Alaelson Vieira Gomes e o Prof. Sérgio Neves Monteiro, ambos do IME, apresentaram o tópico: “Fibras e Materiais – Blindagem de Coletes – Ensaios Balísticos e Blindagem Multicamadas”. No segundo, o Sr. Antônio Gomes Soares, da EMBRAPA alimentos, versou sobre o tema: “Embalagens Valorizáveis para o acondicionamento de Frutas e Hortaliças”, abordando meios de se evitar desperdícios de alimentos através da redução de perda no transporte, logística e armazenagem.

O evento foi marcado pela grande participação nos debates. Os participantes apresentaram diversas demandas, colimando interesses e capacitação tecnológica. Com isso, gerou-se boas expectativas para o desenvolvimento de tecnologia através de parcerias. Ao final dos painéis foram elaboradas 16 fichas de interesses, sendo 12 em Proteção Balística e 4 em Embalagem para frutas. Essas fichas serão analisadas pelo comitê gestor da Arena visando a elaboração de projetos para gerar inovações a partir das tecnologias apresentadas.

No encerramento, o Gen Div R1 Brasil agradeceu as parcerias e a presença de todos. Fez um balanço das atividades realizadas e destacou a importância do papel das instituições de fomento na execução das ações de desdobramento dos projetos, referentes às demandas apresentadas incentivando novas Arenas Abertas.



Fonte:IME