Hospital de Guarnição de Marabá inicia os trabalhos de confecção do seu novo Plano de Gestão, com foco na Segurança do Paciente

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 25 set 2018

Marabá (PA) – Ao findar do quadriênio 2015, 2016, 2017 e 2018, o Hospital de Guarnição de Marabá (H Gu Marabá) inicia os trabalhos de confecção do seu novo Plano de Gestão, para o quadriênio seguinte. Atendendo a uma nova diretriz do DGP, o referido plano tomará por base o Caderno de Orientação Acreditação da Saúde Assistencial Militar.

Em um primeiro momento, foi verificado o nível de conformidade atingido pelo plano em vigor. Ato contínuo foram iniciadas reuniões e instruções de quadros, com a finalidade de rever processos, indicadores, metas, missão, visão de futuro e objetivos estratégicos organizacionais. Somando esforços, hospitais civis, também em processo de acreditação, compõem a equipe em uma proveitosa troca de experiências. Fruto desse trabalho multidisciplinar será concretizado o novo Plano de Gestão.

Ressalta-se a importância dessa nova sistemática, uma vez que se baseia em critérios internacionais ligados exclusivamente à saúde. Dentre eles destaca-se o Núcleo de Segurança do Paciente, que, com a adoção de seis ações básicas, reduz consideravelmente o número de incidentes em pacientes: identificar corretamente o paciente; melhorar a comunicação entre os profissionais de saúde; melhorar a segurança na prescrição; cirurgia em local de intervenção, procedimentos e paciente correto; higienizar as mãos e reduzir o risco de quedas e úlceras por pressão.

O desafio está lançado. O trabalho envolve estudo, perseverança e disponibilidade de recursos. O Hospital de Guarnição de Marabá acredita que com o envolvimento da equipe e apoio do escalão superior, esta missão será bem sucedida.



Fonte:H Gu Marabá