Visita Operacional do Force Commander da MONUSCO à Brigada da Força de Intervenção em Beni

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 25 set 2018

Kinshasa (República Democrática do Congo) – No dia 7 de setembro, o General de Divisão Elias Rodrigues Martins Filho, Force Commander da MONUSCO, realizou uma visita ao Quartel-General das Forças Armadas da República Democrática do Congo (FARDC). Na ocasião, o Gen Elias foi recebido pelo General Celestin Mbala, Chefe do Estado-Maior das FARDC, e por seus oficiais-generais. Foram discutidos assuntos relativos às operações conjuntas realizadas no país em ações para a proteção de civis e neutralização dos diversos grupos armados que têm sistematicamente ameaçado e causado mortes e sofrimento à população congolesa.

Nos dias 20 e 21 de setembro, o Gen Div Elias visitou a Brigada da Força de Intervenção (FIB) da ONU.

A FIB está sediada na cidade de Beni, província de Kivu do Norte, região assolada pelas ações hostis de grupos rebeldes que operam na selva congolesa. Cabe à FIB realizar as missões mais robustas de proteção de civis e de neutralização dos grupos armados no Congo. Ultimamente, Beni tornou-se o epicentro da crise humanitária provocada pelo surto do vírus ebola, causador de febre hemorrágica de alta letalidade. Neste cenário complexo, o Componente Militar da MONUSCO tem sido demandado a proteger, também, os agentes humanitários que lutam pela erradicação da doença.

A viagem teve como objetivos emitir diretrizes e acompanhar as operações da FIB em resposta aos recentes ataques do grupo armado Allied Defense Forces (ADF) às Forças Armadas da República Democrática do Congo (FARDC), às tropas da ONU e à população local. O programa permitiu ao Gen Elias reunir-se com o Gen Bda Marcel Mbangu, comandante regional das FARDC, e visitar o Centro de Operações de Emergência do Ebola.

Na oportunidade, o Gen Elias reuniu-se com o estado-maior da FIB e dirigiu-se às tropas que operam na região, como a Companhia de Forças Especiais da Guatemala e o Batalhão de Infantaria do Malaui.



Fonte:MONUSCO