Regimento Tuiuti participa da abertura das comemorações da Semana Farroupilha, no Rio Grande do Sul

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 20 set 2018
Crédito: 3º Sgt Benek

Pelotas (RS) – Na tarde de 15 de setembro de 2018, o 9º Batalhão de Infantaria Motorizado (9º BI Mtz), Regimento Tuiuti, participou da solenidade de abertura das comemorações da Semana Farroupilha, ocorrida nas instalações do Batalhão.

No ano de 1947, foi criado, em Porto Alegre, no Colégio Júlio de Castilhos, um Departamento de Tradições Gaúchas, com o objetivo de resgatar, preservar e proporcionar a revitalização das coisas tradicionais do Rio Grande do Sul, por meio da história gaúcha.

Naquele momento, um grupo de jovens do colégio manifestou o desejo de fazer, a cavalo, o acompanhamento dos restos mortais do General Farroupilha, David Canabarro, que era transladado ao Panteão Rio-grandense no cemitério da Santa Casa de Misericórdia.

O ato ocorreu em 5 de setembro, com oito jovens a cavalo. Dois dias depois, três daqueles jovens (Paixão Cortes, Cyro Ferreira e Fernando Vieira), também a cavalo, retiraram uma centelha do Fogo Simbólico da Pátria, à meia-noite de 7 de Setembro, acendendo o candeeiro crioulo que foi guardado no Colégio Julio de Castilhos, dando origem à Chama Crioula, que simboliza o apego do gaúcho à sua terra, o seu nativismo, seu telurismo.

A Chama Crioula traz em si o reconhecimento pela história e pela trajetória social do gaúcho. Desde então, o acendimento e distribuição da chama crioula se repete anualmente.



Fonte:9º BI Mtz

Crédito: 3º Sgt Benek