Adestramento no Simulador de Apoio de Fogo de Resende

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 21 set 2018

Pouso Alegre (MG) – No período de 11 a 13 de setembro, o 14º Grupo de Artilharia de Campanha, Grupo Fernão Dias, participou de exercício de adestramento no Simulador de Apoio de Fogo de Resende (SIMAF/Resende).

Foi possível realizar o adestramento dos militares do Grupo nos subsistemas direção e coordenação do tiro, observação, linha de fogo, logística e comunicações. Os participantes praticaram missões de regulação, tiro sobre zona e tiro iluminativo.

Das vantagens do emprego da simulação estão a economia de recursos e otimização do uso da munição real, a redução de gastos com deslocamentos para os campos de instrução, a possibilidade do controle de variáveis, como a meteorologia e ações do inimigo e um feedback rápido e preciso dos exercícios realizados.

Ao final da jornada de adestramento, o 14º GAC realizou 521 tiros de artilharia, em ambiente virtual com munições 155mm AE e Ilm, o que teria custo de mais de R$ 3.000.000,00, só em consumo de munição, caso fosse utilizada munição real.



Fonte:14º GAC