Com equipe familiar, corredor do Exército Brasileiro obtém destaque em modalidade extrema do atletismo

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 19 set 2018

Brasília (DF) – Se você considera os 42.195 metros da maratona algo desgastante, o que dizer de uma competição que ultrapassa essa distância? Ela existe e se chama ultramaratona, nome genérico dado às corridas a pé que superam o trajeto oficial da mais conhecida prova do atletismo. Um competidor do Exército Brasileiro é destaque nesse tipo de evento. É o Tenente Flavio Fernandes Vieira, 49 anos, atualmente servindo no Estado-Maior do Exército, em Brasília, que acaba de obter mais dois excelentes resultados para o seu já vitorioso currículo.

No mês de agosto, o atleta competiu na Ultramarathon 24 hs Run, em Campinas (SP), disputada entre os dias 25 e 26. A prova foi realizada no Parque Portugal, na região da Lagoa do Taquaral, reunindo corredores de diversas partes do Brasil. O Tenente Flavio Vieira percorreu a distância de 218 km e alcançou a primeira colocação.

Menos de duas semanas depois, o corredor já estava em ação mais uma vez. Entre os dias 8 e 9 de setembro, ele disputou a Corrida 24 horas de Brasília, realizada no Parque da Cidade. Repetindo o desempenho obtido em Campinas, o atleta faturou a prova, percorrendo 191,5 km. "Essa corrida foi mais desgastante, pois tive pouco tempo de recuperação em relação à prova anterior. Mas com o apoio da família, que sempre está ao meu lado, consegui superar as adversidades", ressaltou Flavio Vieira, que corre de modo competitivo há 28 anos, tendo adotado a ultramaratona em 2012.

Quando o atleta cita o suporte familiar, não é apenas um agradecimento. A sua esposa, Raquel, e os filhos, Flavia e Vinícius, compõem a equipe "Família Ultra", que o acompanha nas competições no Brasil e no exterior, prestando apoio de reposição alimentar, suplementação e logística para competições tão longas.

E será justamente fora de nossas fronteiras o próximo desafio do corredor e sua equipe. Entre os dias 16 e 20 de novembro, ele disputará o 4º Authentic Phidippides Run, prova de 490 km disputada na Grécia. No ano passado, o ultramaratonista alcançou na terceira colocação geral, ficando com o título da categoria de sua faixa etária (40 a 49 anos). No Brasil, o atleta já está classificado para um dos principais eventos da modalidade, a Ultramaratona BR-135, que acontecerá no dia 17 de janeiro de 2019, entre as cidades de São João da Boa Vista (SP) e Paraisópolis (MG).



Fonte:Agência Verde-Oliva