“Brigada Foz do Amazonas” recebe comitiva da Secretaria de Economia e Finanças

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 14 set 2018
Área de Instrução da Companhia Especial de Fronteira
Crédito: S Ten Adilton

Macapá (AP) – Nos dias 12 e 13 de setembro, a 22ª Brigada de Infantaria de Selva (22ª Bda Inf Sl) recebeu a visita do Secretário de Economia e Finanças, o General de Exército Marcos Antonio Amaro dos Santos, acompanhado do Comandante Militar do Norte, o General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, do Secretário de Orçamento do Ministério da Defesa, o Sr Franselmo da Costa, e da comitiva de órgãos de planejamento da União.

O objetivo da visita foi conhecer as particularidades do trabalho desenvolvido pela mais nova Grande Unidade do Exército Brasileiro, a 22ª Bda Inf Sl, implantada na Amazônia Oriental.

No dia 12, a comitiva foi recebida pelo Comandante da 22ª Bda Inf Sl, General de Brigada Luiz Gonzaga Viana Filho, que apresentou uma palestra sobre a implantação da “Brigada Foz do Amazonas” e as ações e dificuldades enfrentadas pelo Exército nas faixas de fronteira da Amazônia Oriental.

Após a palestra, o Secretário de Economia e Finanças, acompanhado do Comandante Militar do Norte, inaugurou os dois primeiros blocos de apartamentos com 24 unidades habitacionais destinadas a atender aos oficiais, subtenentes e sargentos transferidos para Grande Unidade, de acordo com a Diretriz de Implantação da Brigada. Trata-se de um projeto de engenharia, nos moldes da “Vila Verde”, implementado pela 8ª Região Militar por intermédio de sua Comissão Regional de Obras. Pretende-se, no curto prazo, inaugurar outros seis blocos com 24 apartamentos cada.

Logo após, a comitiva fez um passeio dirigido ao monumento Marco Zero (Marco 0), que marca a passagem exata da Linha do Equador e é um dos mais importantes pontos turísticos da Capital do Estado do Amapá, e à Fortaleza São José de Macapá, uma das principais edificações militares existentes no Brasil e um dos mais importantes monumentos do século XVIII, erguida a esquerda do Rio Amazonas com o propósito de defender a Amazônia.

Na manhã do dia 13, os visitantes embarcaram em um avião da Força Aérea Brasileira com destino a Clevelândia do Norte, Estado do Amapá, para conhecer a Companhia Especial de Fronteira (CEF), subordinada ao Comando Fronteira Amapá/34º Batalhão de Infantaria de Selva.

Na oportunidade, foram inaugurados dois poços artesianos, construídos por um esforço conjunto de diversas organizações militares, visando atender às famílias de Clevelândia do Norte, proporcionando o acesso à água potável.

Para coroar a visita em Clevelândia do Norte, a comitiva realizou um deslocamento fluvial pelo Rio Oiapoque e participou de uma instrução de tiro contra embarcação na área de instrução da CEF.



Fonte:22ª Bda Inf Sl