Simpósio integra assessores jurídicos do Exército Brasileiro e representantes de órgãos com atuação na Justiça


Crédito: Sd Lucas

Brasília (DF) – Assessores jurídicos do Exército Brasileiro participaram, entre os dias 11 e 13 de setembro, do IX Simpósio de Integração Jurídica, promovido pelo Gabinete do Comandante do Exército. Nessa edição, as principais temáticas debatidas foram Polícia Judiciária Militar, Reintegração Judicial e Direito Internacional Humanitário.

Representantes da Força Aérea, da Marinha, do Poder Judiciário e de diversos órgãos com funções essenciais à Justiça estiveram presentes nos debates. Na abertura, o Ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, ressaltou a importância de o Exército realizar um evento dessa natureza e compartilhou reflexões a respeito da atividade de Polícia Judiciária Militar, relembrando o período em que foi Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo.

Ele também deixou como sugestão uma maior especialização para os militares que exercem essa atividade, voltada para os procedimentos de investigação, e defendeu a criação de uma Agência Nacional de Inteligência, que possibilitasse uma maior troca de informações para o combate à criminalidade organizada.

O Comandante do Exército, General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, destacou a integração entre os profissionais que atuam na área jurídica dentro e fora das Forças Armadas. “Os temas tratados aqui são de fundamental importância para nós. Esse processo de ajuste, essa interação, dentro das instituições de Justiça é fundamental para a gente obter segurança jurídica nas nossas ações de todos os níveis, ambientes e setores. A atitude proativa e preventiva é a mais importante”, afirmou.

           

 



Fonte:Agência Verde-Oliva

Crédito: Sd Lucas