Desfile de 7 de Setembro exalta civismo e patriotismo em Curitiba

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 07 set 2018
Crédito: 2º Ten Denise

Curitiba (PR) – O tradicional desfile cívico-militar do dia 7 de setembro é considerado o ápice da Semana da Pátria. Diferentes públicos prestigiaram o desfile na Avenida Cândido de Abreu, como é o caso de Vanessa de Oliveira Alberton, bancária, que levou seus filhos para acompanharem a comemoração pela primeira vez. “Nós viemos pela fascinação que meu filho Rodrigo tem pelo Exército. Creio que as crianças a partir dessa idade já entendem e assimilam a importância desta data”, conta Vanessa.

O desfile foi organizado pela 5ª Divisão de Exército (5ªDE), em coordenação com o Governo do Estado do Paraná, e teve início às 9h, com a convencional revista das tropas. O Comandante da 5ª Região Militar (5ªRM), General de Brigada Aléssio Oliveira da Silva recepcionou as autoridades civis que assistiram ao desfile, liderado pelo Comandante da Artilharia Divisionária da 5ª Divisão do Exército (AD/5), General de Brigada Rodrigo Pereira Vergara.

A 3°Sgt Suelly dos Passos Antônio, do Hospital Geral de Curitiba (H Ge C), ressalta que a visão dela mudou com relação ao desfile quando passou a ser militar: “o mais emocionante é assistir ao desfile e saber que fazemos parte disso tudo”. Já o policial militar e pai, José Robson Bueno comenta a relevância de trazer os filhos para a solenidade: “espero que no ano que vem eu possa ver os meus filhos desfilando. O incentivo ao patriotismo e disciplina é muito importante para as crianças”.

Participaram da atividade a Marinha, Exército, Força Aérea, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e Bombeiros, Polícia Civil e Guarda Municipal. Além dos militares, o desfile teve a presença de dez entidades de classe, dez escolas estaduais e duas escolas municipais.

O encerramento do desfile chamou muita atenção do público pela passagem de 24 viaturas blindadas, nove viaturas sobre rodas e helicópteros. Como conclusão da comemoração, foi realizada a solenidade de extinção do Fogo Simbólico da Pátria, que representa o calor patriótico do povo brasileiro.



Fonte:5ª DE