Semana do Soldado em Salvador

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 28 ago 2018
Crédito: Ten Jaqueline, Sgt A Santana, Sd Wendell Moreira, Sd Breno Azevedo, Sd Argolo

Salvador (BA) – De 15 a 24 de agosto, a 6ª Região Militar divulgou e promoveu os eventos da Semana do Soldado 2018, mobilizando a sociedade soteropolitana numa ação conjunta em prol do Hospital Martagão Gesteira.

Na manhã de 15 de agosto, o Comandante da 6ª Região Militar (6ª RM), General de Divisão Marcos André da Silva Alvim, e comitiva visitaram o Hospital, instituição beneficiada pela campanha da Semana do Soldado deste ano. Os militares chegaram acompanhados por representantes da Banda de Música da 6ª RM e dos personagens Recrutinha e Olivinha, que interagiram com as crianças e com as famílias que são atendidas pelo centro de tratamento de doenças de alta complexidade no hospital. As últimas campanhas beneficentes que o Exército realizou em prol do Martagão Gesteira possibilitaram melhoria na Brinquedoteca da Oncologia.

A largada das comemorações foi, no dia 19 de agosto, domingo, às 7:20h da manhã, na Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx). A 46ª Corrida Duque de Caxias reuniu cerca de 1.000 atletas profissionais e amadores, que participaram desse tradicional evento no calendário do esporte baiano percorrendo distâncias de 5 e 10 km. Todos os atletas que concluíram as provas ganharam medalhas de participação e concorreram a brindes. Os três primeiros colocados das categorias de 5 e 10 km, geral e militar do Exército, masculino e feminino, além das medalhas, também receberam troféus. Atletas portadores de necessidades especiais, o atleta mais idoso e o atleta mais novo inscritos na Corrida e que concluíram qualquer dos dois percursos também foram premiados com troféus.

No dia 21 de agosto, foram realizados eventos religiosos e, no dia 22, na Arena Fonte Nova, crianças de escolas públicas e particulares aproveitaram um dia de conhecimento e lazer em comemoração à Semana do Soldado. A ação, com exposição de materiais de emprego militar e atividades lúdicas, foi proporcionada pelas Organizações Militares Subordinadas e Vinculadas à 6ª RM, sediadas na capital baiana. O dia contou com oficinas de camuflagem, ordem unida e escovação de dentes, exposição de viaturas, pista de cordas e de agility de cães, e interação da criançada com os personagens Recrutinha e Olivinha.

À noite, na mesma data (22), foi a vez da Banda de Música da 6ª Região Militar receber convidados especiais como Taluane PettersenAlinne RosaFilhos de GandhyAndré Macedo e Armandinho, no Concerto Musical e espetáculo "Soldado: Herói Anônimo da Paz", no Teatro SESC Casa do Comércio, cantando clássicos da Música Popular Brasileira. Um coral militar, artistas e o público uniram-se, entoando o Hino a Caxias e a Canção do Exército. A renda da venda dos ingressos foi revertida em doação ao Hospital Martagão Gesteira.

Na noite de 23 de agosto, o Cmt 6ª RM proferiu homenagem ao Dia do Soldado, falando a militares e civis, numa Sessão Especial na Câmara Municipal de Salvador.

Como ápice das comemorações do Dia do Soldado, na manhã do dia 24 de agosto, a 6ª Região Militar realizou uma solenidade alusiva à data (25 de agosto), no 19º Batalhão de Caçadores (19º BC), onde houve a entrega de Diplomas de Colaborador Emérito do Exército e Medalhas da Ordem do Mérito Militar, do Exército, e do Pacificador, para personalidades soteropolitanas.

Encerrando a semana de atividades, no Yacht Clube da Bahia, a família militar e amigos se confraternizaram, foram lembrados no evento, "os irmãos de farda" que pereceram na missão ao longo de 370 anos de Exército Brasileiro.

As comemorações da Semana do Soldado 2018 homenagearam o Marechal Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias: Patrono do Exército. Caxias é uma referência permanente de legalidade, perseverança, generosidade, amor à Pátria, solidariedade e disciplina; uma síntese de virtudes e valores que dão alma e fortaleza ao Exército. Seus atributos de bravura sempre se somaram à sua nobreza de caráter. De sua postura enérgica, sempre verteu inabalável equilíbrio. Do seu braço forte, sempre se estendeu a sua mão amiga.



Fonte:6ª RM

Crédito: Ten Jaqueline, Sgt A Santana, Sd Wendell Moreira, Sd Breno Azevedo, Sd Argolo