X Assembleia Geral da Associação Latino-Americana de Centros de Treinamentos para Operações de Paz

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 24 ago 2018

Lima (Peru) – Entre os dias 6 e 10 de agosto, o Comandante do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil, Coronel Machado, participou da X Assembleia Geral da Associação Latino-Americana de Centros de Treinamentos para Operações de Paz (ALCOPAZ), realizada na cidade de Lima, no Peru. A delegação brasileira contou, ainda, com representantes do Ministério da Defesa, da Marinha do Brasil, da Força Aérea e da Chefia de Missões de Paz, Aviação e IGPM do COTER.

Neste ano, a reunião teve como tema principal a "Inovação no treinamento e construção de capacidades em cenários complexos” e contou com a participação de representantes das Forças Armadas de 11 países associados plenos da ALCOPAZ: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guatemala, México, Uruguai, Paraguai e Peru.

Durante o encontro, foram debatidos temas como Operações de Paz presentes e futuras, Operações Humanitárias, aumento da segurança dos capacetes azuis no terreno e construção de capacidades para fortalecer as operações de paz.

Na ocasião, o Brasil apresentou as lições aprendidas sobre o Exercício Viking 2018, realizado no último mês de abril, em Brasília, e sobre a  Força-Tarefa Logística Humanitária para o Estado de Roraima, onde está sendo desencadeada a Operação Acolhida, em apoio a imigrantes venezuelanos.

Compareceram também à Assembleia representantes de países observadores e cooperadores como Alemanha, Canadá, França e Estados Unidos, e integrantes de organizações civis e instituições convidadas.



Fonte:CCOPAB