74º Aniversário do Regimento Vanguardeiro

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 20 ago 2018

Santa Maria (RS)  No dia 17 de agosto, o 1º Regimento de Carros de Combate (1º RCC), Regimento Vanguardeiro, comemorou seu 74º aniversário de criação, quando foram realizados 4 eventos para eternizar tão importante data.

Iniciando as comemorações, ocorreu o lançamento do livro, A História do 1º RCC – Do Derby Club (1944) aos dias atuais, que conta a trajetória da Unidade por meio de fotos e textos, nos idiomas português, inglês e espanhol.

Na sequência, foi inaugurado o Espaço Cultural General Antero de Mattos Filho, em homenagem ao primeiro comandante da Organização Militar (OM). No acervo está exposta a espada de oficial do Gen Antero, um dos principais objetos em exposição. Também encontram-se expostos diversos materiais que contam um pouco da história do Regimento Vanguardeiro que foi criado em 21 de agosto de 1944 como 1º Batalhão de Carros de Combate da Divisão Motomecanizada e, ainda, adequando-se à modernização, o espaço possui um totem digital com entrevistas de antigos comandantes e fotos diversas.

Seguindo com as comemorações, foi realizada uma solenidade militar presidida pelo General de Divisão Mauro Sinott Lopes, Comandante da 3ª Divisão de Exército, com a presença de antigos comandantes e convidados. Ao final da formatura ocorreu o desfile da tropa a pé e de viaturas blindadas da OM, com destaque para o Carro de Combate Leopard 1A5BR.

Encerrando as atividades, foi inaugurado o Pátio dos Blindados do 1º RCC, onde encontra-se uma exposição permanente e aberta ao público das viaturas M3A1 Stuart, M4 Sherman, M41-C Caxias e Leopard 1A1. Essas viaturas retratam a evolução dos carros de combates operados pelo Regimento durante seus 74 anos de existência.

Fonte: Com. Soc. 1º RCC


Fonte:1º RCC