Jubileu de Prata do 3º Batalhão de Aviação do Exército

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 21 ago 2018
Crédito: Gerson Victorio / Sd Canhete

Campo Grande (MS) – A história do 3º Batalhão de Aviação do Exército (3º BAvEx) remonta ao surgimento da Aviação Militar Brasileira com a inauguração oficial da Escola de Aviação Militar, em 10 de julho de 1919, no Campo dos Afonsos, Rio de Janeiro.

Recriado em 17 de agosto de 1993, em Taubaté-SP, permaneceu nesta sede por mais de 14 anos. Em 2008, as instalações do 3º BAvEx foram transferidas para a cidade de Campo Grande (MS), por meio da Portaria Nr 268 do Comandante do Exército, de 25 de abril de 2008. Deste modo, a Unidade Aérea passou à subordinação do Comando Militar do Oeste (CMO).

A conclusão da transferência da Organização Militar (OM) para a nova sede ocorreu, gradativamente, durante os anos seguintes. Terminado este processo, todo o efetivo de aproximadamente 350 militares e os 16 helicópteros já estavam em condições de operar em prol do CMO. Em 2018, o 3º BAvEx completou 10 anos na atual sede e no dia 17 de agosto, 25 anos de criação.

As comemorações referentes ao Jubileu de Prata transcorreram ao longo da semana com a realização de um Culto Ecumênico, cerimônia de diplomação de “Amigos do 3º BAvEx”, formatura e, coroando as atividades, um jantar dançante no dia 17 de agosto.

Durante a cerimônia de diplomação, o Comandante da OM, Coronel Sergio dos Santos Botelho, fez a entrega de diplomas às personalidades que se destacaram pelos relevantes serviços prestados ao Batalhão Pantera, agraciando-as com o título de “Amigo do 3º BAvEx”. A formatura foi realizada no hangar de aeronaves da Unidade e teve a participação de diversas autoridades militares e civis, bem como de ilustres convidados.



Fonte:3º BAvEx

Crédito: Gerson Victorio / Sd Canhete